Uniao iberica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
União Ibérica
D. Sebastião - D. Sebastião foi o sucessor do seu avô D. João III, (que morreu em 1557) tinha por volta de três anos de idade, por isso o seu poder foi entregue a uma regência. Aos 14anos de idade D. Sebastião assume a governação. Sonhava com batalhas, conquistas e a expansão da Fé. Em 1578, D. Sebastião organizou uma expedição a Marrocos. Os portugueses são então vencidos naBatalha de Alcácer-Quibir, onde D. Sebastião acaba também por morrer. Como D. Sebastião não tinha descendentes, sucedeu-lhe o seu tio-avô, D. Henrique, que por sua vez morre em 1580, sem sucessores. Foientão criada uma crise dinástica, que acabou por ser a origem da União Ibérica.

D. Filipe I de Portugal (II de Espanha) – Dado esta situação originada por D. Sebastião, surgiram três pretendentesao trono: D. António (Prior do Crato), D. Catarina e D. Filipe II de Espanha. Ainda em 1580, D. António fez-se aclamar rei de Portugal, mas as tropas de D. Filipe II de Espanha invadiram Portugal ederrotaram o exército de D. António na Batalha de Alcântara, em Lisboa. Foi então que D. António fugiu de Portugal, sem renunciar à coroa. D. Catarina e D. Ramuccio Farnese afastaram-se da sucessão.Restava então D. Filipe II de Espanha apoiado pela maioria do clero e da nobreza. Então, em 1581, em Tomar, Filipe II foi aclamado rei de Portugal, e assinou o Acto de Governação onde dizia que osdireitos e privilégios de Portugal eram separados dos de Espanha. Formou-se assim a União Ibérica (um só rei, duas coroas).

Restauração da Independência de Portugal – O descontentamento da população,devido ao não cumprimento das promessas feitas em Tomar por parte dos sucessores de Filipe II e a crise do império espanhol que acabou por afetar os portugueses, através do aumento dos impostos foram dosmotivos que levaram à restauração da independência. Por isto, um grupo de nobres revoltou-se e organizou uma conspiração com o objectivo de restaurar a independência de Portugal e no dia 1 de...
tracking img