Uniao europeia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A UNIÃO EUROPEIA


[pic]











Índice :



• A União Europeia


• Os países da União Europeia e suas capitais – informação

• As bandeiras da União Europeia

• Os estados candidatos à União Europeia









A União europeia








A União Europeia  (UE), anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia  (CEE)e Comunidade Europeia  (CE), é uma união supranacional económica e política de 27 Estados-membros, estabelecida após a assinatura doTratado de Maastricht, a 7 de Fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE, uma das três Comunidades Europeias.
A União Europeia é uma formação de um novo tipo de união entre Estados pertencentes à Europa. Enquanto instituição, passou a dispor depersonalidade jurídica após o início da vigência do Tratado de Lisboa. Possui competências próprias, tais como a Política Agrícola Comum, a Política Comum das Pescas, entre outros. Estas competências são partilhadas com todos os Estados-membros da União Europeia. Trata-se de uma organização que combina o nível supranacional e o nível institucional num campo geográfico restrito com o papel políticopróprio sobre os seus Estados-membros.
O Tratado de Paris, assinado em 1951, estabeleceu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, e os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituindo a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica ou Euratom, foram assinados por seis membros fundadores:  Alemanha,  Bélgica,  França,  Itália,  Luxemburgo e Países Baixos. Depoisdisto, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973,  Dinamarca,  Irlanda e Reino Unido; em 1981,  Grécia; em 1986,  Portugal e Espanha; em 1995,  Áustria,  Finlândia e Suécia; a 1 de Maio de 2004,  República Checa Chipre,  Eslováquia,  Eslovénia,  Estónia, Hungria, Letónia,  Lituânia,  Malta e Polónia; a 1 de Janeiro  de 2007,  Bulgária e Roménia.
Em 1972 e 1994, a Noruega assinoutambém tratados de adesão à União Europeia. No entanto, nas duas ocasiões, através de referendos, a população norueguesa rejeitou a adesão do seu país. À população helvética foi também proposta a adesão do país à União, mas foi rejeitada através de referendo popular em 2001.
A Croácia, a Turquia, a República da Macedónia e a Islândia são os Estados candidatos à adesão à UE. As negociações comos três primeiros países iniciaram-se oficialmente em Outubro de 2005, mas ainda não há uma data de adesão definida – o processo pode estender-se por vários anos, sobretudo no que concerne à Turquia, contra a qual há forte oposição da França e da Áustria. Quanto à Islândia, formalizou em Julho de 2009 a sua candidatura, e caso as negociações sejam bem sucedidas realizar-se-á um referendo para quea adesão se possa efectivar. A primeira-ministra islandesa Jóhanna Sigurðardóttir é uma das principais vozes favoráveis à integração na UE, que se seguirá à pior crise orçamental da história do país.





Os países da união europeia e suas capitais:


*Alemanha – Berlim
*Áustria – Viena
*Bélgica – Bruxelas
*Bulgária – Sófia
*Chipre – Nicósia
*Republica Checa – Praga
*Dinamarca –Copenhaga
*Eslováquia – Bratislava
*Eslovénia – Ljubliana
*Espanha – Madrid
*Estónia – Tallin
*Finlândia – Helsínquia
*França – Paris
*Grécia – Atenas
*Hungria – Budapeste
*Irlanda – Dublin
*Itália – Roma
*Letónia – Riga
*Lituânia – Vilnius
*Luxemburgo – Luxemburgo
*Malta – La Valleta
*Países Baixos – Amesterdão
*Polónia – Varsóvia
*Portugal – Lisboa
*Reino Unido – Londres*Roménia – Bucareste
*Suécia – Estocolmo


ALEMANHA
A Alemanha, oficialmente República Federal da Alemanha  (em alemão: Bundesrepublik Deutschland é um país localizado na Europa central. É limitado a norte pelo Mar do Norte,  Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polónia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França,  Luxemburgo,  Bélgica e Países...
tracking img