União européia

Páginas: 8 (1825 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
Colégio Ulbra São João

União Européia
História e Localização

Canoas
2010
Sumário

Introdução 03
História da União Européia 04
Anos 1940 e 1950: Origens 04
Anos 1960 e 1970: Expansão 05
Anos 1980 e 1990: União 07
Anos 2000: Eurozona 08
Geografia e localização 09
Demografia 10
Situação atual e novos candidatos 11
Conclusão 13
Referências bibliográficas 14Introdução

Este trabalho tem por finalidade apresentar a história da União Européia, destacando sua formação e evolução ao longo dos anos, desde a sua origem em 1949, no período após a Segunda Guerra Mundial e a sua consolidação como importante bloco político e econômico nos dias atuais.
O trabalho mostra também algumas informações interessantes sobre a geografia da região e dadosdemográficos dos países que compõem a União Européia.
O material da pesquisa foi obtido na “internet” e com base nas informações disponíveis foi feito um resumo sobre cada assunto apresentado.
A história da União Européia

Anos 1940 e 1950: Origens

A semente da União Européia foi plantada com o Conselho da Europa, órgão criado em 1949, logo após o fim da II Guerra Mundial,para assegurar a paz na região. As seis nações fundadoras da organização foram Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Pouco depois, em 1950, mais precisamente em 9 de maio – data que se tornaria o “dia da Europa” – Robert Schuman, então ministro francês das Relações Exteriores, apresentou ao grupo um plano de cooperação internacional.
O projeto acabou sendo o pontode partida para a elaboração de um tratado que, assinado um ano mais tarde, submeteu a indústria do carvão e do aço dos países do Conselho a uma autoridade comum. Acreditavam, assim, que poderiam controlar a fabricação de armamentos. Alguns anos mais tarde, após uma experiência bem sucedida com a Comunidade Européia do Carvão e do Aço, o grupo decidiu expandir os domínios de sua cooperação. Em1957, assinaram o Tratado de Roma, dando origem à Comunidade Econômica Européia (CEE). A mais importante cláusula do contrato determinava a criação de um mercado comum que permitia a livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais entre os seis estados-membros.
Anos 1960 e 1970: Expansão

Apesar da criação da área de livre comércio datar de 1957, foi apenas com o surgimento deuma política agrícola comum e, sobretudo, com a supressão dos direitos aduaneiros que o mercado comum europeu pôde se concretizar e se tornar o maior do mundo. As diretrizes sobre a agricultura partilhadas a partir de 1962 determinaram, entre outras coisas, a uniformização dos preços dos produtos da terra em toda a Comunidade. E o fim do controle alfandegário, em 1968, permitiu, na prática, oexercício da liberdade no ir e vir de produtos e pessoas.
Com essa nova conquista, a CEE começou a cogitar dividir uma mesma moeda. O primeiro passo dado nesse sentido, em 1972, limitou as margens de flutuação entre as moedas dos diferentes países. Conhecida como “serpente monetária”, a medida estabeleceu que a diferença entre a moeda mais forte e a mais fraca do grupo deveria ser de, nomáximo, 2,25%.
No fim de 1974, já com três novos membros – Dinamarca, Irlanda e Reino Unido – a CEE sentiu a necessidade de amenizar as disparidades econômicas e sociais entre os estados que a integravam. Para tal, instituiu o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que ficou responsável pela transferência de recursos de regiões ricas para regiões pobres.

Para legitimar efortalecer ainda mais o bloco, a partir de 1979 as eleições para o Parlamento Europeu passaram a ser universais e diretas. A assembléia, então, ganhou força e seus deputados, que antes provinham dos parlamentos nacionais, passaram a fazer parte de grupos políticos pan-europeus (socialistas, conservadores, liberais).
Anos 1980 e 1990: União

Ao longo da década de 1980, a Comunidade ganhou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia
  • união europeia
  • A União Europeia
  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!