UNESP 2009 2 2dia

14150 palavras 57 páginas
BIOLÓGICAS

BIOLOGIA

1
A figura representa a gametogênese na espécie humana.
Nomeie os processos de divisão celular pelos quais passam as células germinativas primordiais, correspondentes às letras A, B e C. Considerando o que ocorre na fase C, no que difere a espermatogênese da ovulogênese?

Resolução

As células germinativas primordiais multiplicam-se por mitoses (A). A seguir, entram em processo de maturação e devidem-se por meiose (B e C), para dar origem aos gametas.
Diferenças na fase C:
1. Na ovulogênese, formam-se duas células: um óvulo e o segundo glóbulo polar. Na espermatogênese, formam-se quatro células denominadas espermátides. 2. Na espermatogênese, acontece a espermiogênese, fenômeno que consiste na diferenciação da espermátide em espermatozoide. Não há fase correspondente na ovulogênese.
3. Na ovulogênese, ocorre uma citocinese desigual enquanto na espermatogênese a citocinese é igual.

U N E S P ( P R O VA

DE

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) – JULHO/2009

2
Ao observar as comunidades aquáticas de um lago, um pesquisador fez a seguinte pergunta: “Qual a influência dos peixes planctófagos (que se alimentam de plâncton) sobre o crescimento populacional de suas presas, o zooplâncton?” Para responder a essa pergunta, o pesquisador montou o seguinte experimento:
Selecionou dois tanques, denominando-os de “tanque A” e de “tanque B”, mantendo-os em locais com as mesmas condições ambientais, as quais foram constantes durante todo o experimento. No tanque A, ele colocou água do lago, adicionando fitoplâncton, zooplâncton e o peixe planctófago. No tanque B, ele colocou água do lago, fitoplâncton e zooplâncton.
Após observações periódicas das populações, o pesquisador construiu os seguintes gráficos para o crescimento populacional das presas (zooplâncton) nos dois tanques:

Considerando a cadeia alimentar fitoplâncton → zooplâncton → peixe planctófago, explique o que ocorreu com as densidades populacionais observadas pelo pesquisador nos dois tanques, citando o tipo

Relacionados

  • A PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO EM IDOSOS QUE FREQUENTAM CENTROS DE CONVIVÊNCIA
    2221 palavras | 9 páginas