UNATI- UEM-Relato de Experiência( Roda de Conversa)

1523 palavras 7 páginas
O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da saúde pública contemporânea.
A expectativa de vida no Brasil aumentou 17,9% entre 1980 e 2013, passando de 62,7 para 73,9 anos, um aumento real de 11,2 anos. O avanço foi apontado no Relatório de Desenvolvimento Humano 2014. Vários foram os fatores que propiciaram essa ascensão, dentre muitos, o crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, aumento do consumo, entre outros. No entanto isso se reflete o crescimento de idosos no Brasil.
A Universidade da Terceira Idade (UNATI) tem em seu Programa Centro de Referência do Envelhecimento o projeto da Roda de conversa destinado à inserção social e cultural da pessoa idosa, contribuindo para o estabelecimento dos vínculos e afetivos e a para a aquisições culturais, com repercussões na saúde física mental dos participantes. Sua metodologia baseia-se na experiência dos círculos de cultura, instituídos por Paulo Freire. Os conteúdos são extraídos das vivencias, dos interesses e das inquietudes do grupo de idosos e trabalhando no sentido de gerar pensamentos críticos e soluções criativas. A ideia fundamental é: conversando a gente aprende, ensina e compartilha experiências de vida. Assim, a existência ganha um novo sentido e o tempo se torna aliado da qualidade de vida, porque é um tempo de aquisição de conhecimentos e de novos relacionamentos.
O Estatuto do Idoso no art. 2º diz que “O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana”. No art. 20 está dito que. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade. (Estatuto do idoso, 2003).
Infelizmente, o texto da Lei é frequentemente desrespeitado, ignorado. Isso não acontece na Universidade Estadual de Maringá, onde o Estatuto do Idoso é levado a sério.
Palavra chave- educação, pessoas idosas, terceira idade.

Introdução
O idoso tem sido visto como uma pessoa improdutiva,

Relacionados

  • A Psicologia E Seus Campos De Atuacao
    75384 palavras | 302 páginas
  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas