Unasul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unasul


Com a intenção da criação de um grupo para coordenação da Política, Economia e da Questão Social das Nações Sul Americanas, foi que surgiu o projeto CASA – Comunidade Sul-Americana de Nações, sendo modificado para Unasul na primeira reunião Energética de América do Sul, realizada na Venezuela em 2007. Onde reúnem doze países da América do Sul e visando aprofundar a integração daregião.
A Unasul congrega Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, incorporando também o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), e a Comunidade Andina de Nações.
Devido as grandes riquezas naturais, a América do Sul é importante internacionalmente como um dos principais centros de energia e de alimentos do Planeta, e tem como objetivoestruturar-se nos moldes da União Européia. A integração regional foi formalizada em 23 de maio de 2008, em Brasília, durante a Reunião dos Presidentes da América do Sul.
A criação do mercado comum permitirá que as empresas estabelecidas no território do bloco passem a ter um mercado mais amplo para atuar, o que favorecerá a elevação da sua produção e uma redução dos custos operacionais. Taisbenefícios poderão ser repassados ao consumidor por meio de preços mais reduzidos.
Na Unasul deseja-se reduzir até 2014, as tarifas para produtos não sensíveis e até 2019, as sensíveis.
No setor de Turismo o resultado esperado é quase que imediato, pois desde 24 de Novembro de 2006, os Sul-Americanos possuem o privilégio de viajarem apenas com sua carteira de identidade, eliminando anecessidade do uso de passaporte, reduzindo assim os custos e agilizando os embarques e o trânsito entre passageiros.


Rodovia Intra Oceânica


Outro principal objetivo é a integração Regional Sul Americana – IIRSA, que com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Corporação Andina de Fomento (CAF), do “Fundo Financiero para el Desarrollo de la Cuenca del Plata (FONPLATA)”, e doBanco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o bloco planeja construir a Rodovia Intra Oceânica, que ligará os oceanos Pacífico e Atlântico permitindo transferências de cargas entre estes oceanos, ligando Argentina ao Chile e Brasil ao Peru.


Anel Energético Sul Americano.

O Anel Energético Sul-Americano deverá interconectar Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguaicom gás natural de diversas fontes, como o projeto Gás de Camisea no Peru e os depósitos de gás de Tarija na Bolívia.
Apesar de esta proposta ter sido assinada e ratificada, dificuldades políticas e econômicas na Argentina e Bolívia atrasaram esta iniciativa, e até hoje, este acordo permanece mais como um protocolo do que um projeto atual, já que Chile e Brasil já estão construindo terminais LNGpara importar gás de fornecedores externos.


Política Monetária.

Quanto à política monetária e os projetos de desenvolvimento de Finanças, caberá ao Banco do Sul estabelecer, criando assim a moeda Sul Americana única, cuja denominação ainda é discutida, podendo ser: condor, peso Americano, Latino, Pacha, Sucre, Colombo, entre outras denominações.

Os impasses na Concretização doProjeto.

Os processos de integração na América do Sul não se encontram fortalecidos, principalmente devido às diferenças ideológicas, disparidade de visão sobre as vias de desenvolvimento econômico, disputas bilaterais e uma sensação de paralisia que tem agravado as sérias fraturas no interior dos blocos comerciais regionais: Comunidade Andina de Nações (CAN) e Mercado Comum do Sul (Mercosul).
OBrasil tem grande desafio, pois é visto como a esperança de contribuição por meio da sua influência na recondução da unidade subcontinental que passa por dificuldades nos últimos anos. Membros da CAN e do Mercosul, em reuniões com o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, têm buscado fórmulas que permitam superar as fissuras que desequilibram os blocos sul-americanos.
Todo processo de...
tracking img