Umpdoisc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho trata do projeto de um circuito eletrônico que toma como base os ensinamentos transimitidos pela disciplina Eletrônica Geral I, minisrtrada no 5o. período do curso deEngenharia Elétrica da Faculdade Pio Décimo.
Nesta disciplina, teve-se a oportunidade de estudar-se os diodos retificadores, diodos zeners, reguladores de tensão, leds, termistores, foto-transistores etransistores bipolares em suas diversas aplicações.
A nossa equipe tomou como premissa de projeto, um idéia que pudesse aglutinar o maior número de ensinamentos possíveis, tangíveis à sua execução,considerando-se os aspectos práticos e econômicos deste; isto posto, a nossa escolha direcionou-nos ao circuito Multivibrador Astável, pois nele encontramos transistores(observando-se a sua polarizaçãoe operação no corte e na saturação), capacitores (carga e descarga) e led’s (como forma de dar "vida" ao projeto).

Multivibrador Astável com Transistores
Para entendermos o funcionamento destecircuito vamos supor, inicialmente, que um transistor esteja em corte e o outro saturado (condição verdadeira na prática), em anexo encontra-se figuras com o diagrama do circuito.
Estando TR2 saturadoteremos uma extremidade de Cx aterrada, ele então começará a se carregar através de Rx não permitindo que praticamente nenhuma corrente vá para a base de TR1 (além de Cx não possuir sobre si um potencialque permita a condução de TR1).
Quando Cx estiver "carregado" a tensão sobre ele fará TR1 saturar, colocando assim uma extremidade de Cy no terra. Cy começará a se carregar através de Ry, consumindotoda a corrente, impedindo que ele vá para a base de TR2. TR2 então entrará em corte. Quando Cy se carregar TR2 saturará e TR1 entrará em corte. Este ciclo continuará assim indefinidamente.
Como assaídas são nos coletores dos transistores e eles ou saturam ou cortam, teremos nas saídas ondas quadradas.
Quando Cy se carrega TR2 corta e Cx se descarrega através da base de TR1. Quando Cx se carrega...
tracking img