Uml - linguagem de modelagem unificada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O QUE É UML?
A UML (Unified Modeling Linguagem ou Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas computacionais por meio do paradigma de orientação a objetos. Essa linguagem tornou-se, nos últimos anos, a linguagem padrão de modelagem de software adotada internacionalmente pela indústria de desenvolvimento de software. Deve ficar bem claro, noentanto, que a UML, não é uma linguagem de programação e sim uma linguagem de modelagem, cujo objetivo é auxiliar os analistas de software a definir as características do software, tais como seus requisitos, seu comportamento, sua estrutura lógica, a dinâmica de seus processos e até mesmo suas necessidades físicas em relação ao equipamento sobre o qual o sistema deverá ser implantado.

UML não é ummétodo de desenvolvimento, o que significa que não lhe diz o que fazer primeiro ou o que fazer depois ou como desenhar o seu sistema, mas ajuda-o a visualizar o seu desenho e a comunicar com os outros. O UML é controlado pelo Object Management Group (OMG) e é a norma da indústria para descrever graficamente o 'software'.
A UML é composta por muitos elementos de modelo que representam as diferentespartes de um sistema de software. Os elementos UML são usados para criar diagramas, que representam uma determinada parte, ou um ponto de vista do sistema. Os seguintes tipos de diagramas são suportados pelo Umbrello UML Modeller:

* Diagrama de Caso de Uso: mostra atores (pessoas ou outros usuários do sistema), casos de uso (os cenários onde eles usam o sistema), e seus relacionamentos.
Oscasos de uso de um projeto de software são descritos na linguagem UML através de Diagramas de Casos de Uso (Use Case). Diagrama de "Use Case": É um diagrama usado para se identificar como o sistema se comporta em várias situações que podem ocorrer durante sua operação. Descrevem o sistema, seu ambiente e a relação entre os dois. Os componentes deste diagrama são os atores, os "Use Case" e osrelacionamentos.

Algumas características do autor:
* Ator não é parte do sistema. Representa os papéis que o usuário do sistema pode desempenhar.
* Ator pode interagir ativamente com o sistema.
* Ator pode ser um receptor passivo de informação.
* Ator pode representar um ser humano, uma máquina ou outro sistema.
* Diagrama de Classe: mostra classes e os relacionamentos entreelas.
* Diagrama de Sequência: mostra objetos e uma sequência das chamadas do método feitas para outros objetos. O Diagrama de sequência é uma ferramenta importante no projeto de sistemas orientados a objetos. Embora a elaboração dos diagramas possa consumir um tempo considerável para sistemas maiores ou mais complexos, eles oferecem a seguir as bases para a definição de uma boa parte do projetocomo: os relacionamentos necessários entre as classes, métodos e atributos das classes e comportamento dinâmico dos objetos. Um diagrama de sequência é um diagrama de objetos, ou seja, ele contém como primitiva principal um conjunto de objetos de diferentes classes. O objetivo dos diagramas de sequência é descrever as comunicações necessárias entre objetos para a realização dos processos em umsistema computacional. Os diagramas de sequência têm este nome porque descrevem ao longo de uma linha de tempo a sequência de comunicações entre objetos.
* Diagrama de Colaboração: mostra objetos e seus relacionamentos, colocando ênfase nos objetos que participam na troca de mensagens.
* Diagrama de Estado: mostra estados, mudanças de estado e eventos num objeto ou uma parte do sistema
*Diagrama de Atividade: mostra atividades e as mudanças de uma atividade para outra com os eventos ocorridos em alguma parte do sistema.
* Diagrama de Componente: mostra os componentes de programação de alto nível (como KParts ou Java Beans).
* Diagrama de Distribuição: mostra as instâncias dos componentes e seus relacionamentos.
* Os Diagramas de Entidade-Associação: mostram os...
tracking img