Uml caracteristicas e formas de usar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELAGEM DE DADOS

UML (Unified Modeling Language) é uma família de notações gráficas, apoiada por um metamodelo único, que ajuda na descrição e no projeto de sistemas de software, particu¬larmente daqueles construídos utilizando o estilo orientado a objetos (OO).
A UML é um padrão relativamente aberto, controlado pelo OMG (Object Mana¬gement Group), um consórcio aberto de empresas. O OMG foiformado para estabele¬cer padrões que suportassem interoperabilidade, especificamente a de sistemas orienta¬dos a objetos. Talvez, o OMG seja mais conhecido pelos padrões CORBA (Common Object Request Broker Architecture).
A UML nasceu da unificação das muitas linguagens gráficas de modelagem orien¬tadas a objetos que floresceram no final dos anos oitenta, início dos noventa. Desde sua aparição,em 1997, ela fez convque essa torre de Babel fosse resolvida. Trata-se de um serviço pelo qual eu e muitos outros desenvolvedores estamos profundamente agradecidos.
MANEIRAS DE USAR A UML
No centro do papel da UML no desenvolvimento de software estão as diferentes manei¬ras pelas quais as pessoas querem utilizá-la, diferenças que sobraram de outras linguagens gráficas de modelagem. Essasdiferenças levam a argumentos longos e difíceis sobre como a UML deve ser utilizada.
Para desemaranhar isso, Steve Mellor e eu propusemos, de forma independente, uma caracterização dos três modos pelos quais as pessoas utilizam a UML: esboço, pro-jeto e linguagem de programação. De longe, o mais comum dos três, pelo menos de acordo com minha opinião tendenciosa, é utilizar a UML como esboço.
Nessautiliza¬ção, os desenvolvedores usam a UML para ajudar a transmitir alguns aspectos de um sistema. Assim como no caso de projetos, você pode utilizar esboços no desenvolvimen¬to* e na engenharia reversa. No desenvolvimento, desenha-se um diagrama UML antes de se escrever o código, enquanto a engenharia reversa constrói um diagrama UML a partir de um código já existente, para ajudar em seu entendimento.Na engenharia reversa, você usa esboços para explicar o funcionamento de alguma parte de um sistema. Você não mostra cada classe, mas apenas aquelas que são interes¬santes e sobre as quais vale a pena falar, antes de se aprofundar no código.

Esboços
Esboços são muito informais e dinâmicos, você precisa fazê-los rapida¬mente e com colaboração; portanto, uma mídia comum é um quadro branco(white-board).
Em contraste, a UML como projeto tem como foco a completeza. No desenvolvimen¬to, a ideia é de que os projetos são desenvolvidos por um projetista, cujo trabalho é construir um projeto detalhado para um programador codificar.
Algumas ferramentas usam o próprio código-fonte como repositório e utilizam diagramas como uma porta de visualização gráfica do código. Essas ferramentas estãomuito mais ligadas à programação e frequentemente se integram diretamente com os editores de programação. Costumo denominar essas ferramentas de estáticas.
À medida que você trabalha coma UML e a programação fica cada vez mais mecâ-nica, torna-se evidente que esta deve ser automatizada. Na verdade, muitas ferramentas CASE realizam alguma geração de código, o que automatiza a construção de umaparte significativa de um sistema. Finalmente, Você chega em um ponto em que todo o siste¬ma pode ser especificado na UML e, assim, chega à UML como linguagem de progra¬mação.

MDA e UML Executável

Basicamente, a MDA é uma estraté¬gia padrão para usar a UML como linguagem de programação; o padrão é controla¬do pelo OMG, assim como é a UML. Produzindo um ambiente de modelagem de acordo com a MDA,os fornecedores podem criar modelos que também podem trabalhar com outros ambientes compatíveis com a MDA.
Frequentemente, fala-se simultaneamente da MDA e da UML, pois a primeira utiliza a segunda como linguagem de modelagem básica. Mas, é claro, você não precisa estar usando MDA para utilizar UML.
Outra maneira pela qual as pessoas vêem a UML é a variação entre utilizá-la para modelagem...
tracking img