Umidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEXO 10 DA NR 15 _UMIDADE
INTRODUÇÃO
A legislação brasileira não estabelece limites de tolerância para exposição ocupacional à umidade, apenas define que as atividades desenvolvidas em locais alagados ou encharcados capazes de produzir danos a saúde dos trabalhadores, serão considerados insalubres.
Entretanto é sabido que os ambientes com índices elevados de umidade, combinado com outrosagentes ambientais, constituem condições propícias ao aparecimento e proliferação de microorganismos, tais como bacilos, fungos, bactéria, etc., capazes de causar patologias que debilitam o organismo humano. A umidade presente no ambiente quando atinge índices próximos ao saturamento, ou esta muito baixa, passa a influenciar na troca térmica que ocorre entre o organismo e o meio ambiente, pelomecanismo de evaporação. Se o aumento do fluxo sangüíneo na pele e a produção de suor forem insuficientes para promover a adequada perda de calor, ou estes mecanismos deixarem de funcionar apropriadamente, uma fadiga fisiológica poderá ocorrer.
Se por exemplo a umidade do ar estiver saturada de vapor d`água, dificultará a evaporação de suor para o meio ambiente. Os ambientes de trabalho com índices deumidade relativa próximos ao ponto de saturação requerem medidas que os condicione para permanência segura do homem sem prejuízos à saúde.
UMIDADE ABSOLUTA E RELATIVA
A umidade do ar pode ser expressa como absoluta que corresponde a quantidade real de vapor de água no ar, ou relativa que corresponde a relação entre a quantidade de umidade existente e a que o ar poderia conter se estivessesaturado.
UMIDADE RELATIVA DO AR
Influi na troca térmica que ocorre entre o organismo e o meio ambiente pelo mecanismo da evaporação. Embora, teoricamente, o organismo humano possa perder 600Kcal/hora pela evaporação do suor, esta razão poderá ser diminuída em função da umidade relativa do ar. Se, por exemplo, a umidade relativa do ar for 100%, este estará saturado de vapor de água, o que certamentedificulta a evaporação do suor para o meio ambiente. Neste caso, a perda de calor por evaporação será reduzida. Se, por outro lado, a umidade relativa do ar for 0%, haverá condição para o organismo perder 600kCal/hora para o ambiente. Observando-se o que ocorre nos dois extremos acima descritos, torna-se fácil perceber que quanto maior é a umidade relativa do ar, menor será a perda de calor porevaporação.
LEGISLAÇÃO PERTINENTE
"As atividades ou operações executadas em locais alagados, encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho".
Normas Regulamentadoras NR-15 Anexo nº 10
AVALIAÇÃO AMBIENTAL
É uma avaliação qualitativa e necessita de Laudo deInspeção realizada no local de trabalho.
INSALUBRIDADE
O anexo n.º10 que trata de umidade na NR/15 - ATIVIADE E OPERAÇÕES INSALUBRES é qualitativo, sendo insalubridade atribuída à perícia realizada através de inspeção no local de trabalho. O perito pode basear em critérios qualitativos ou outras fontes qualitativas que deseje para a elaboração de seu Laudo Técnico Pericial. O referido anexo,porém fala claramente de locais alagados ou encharcados, ou seja, não se refere à umidade relativa ao local, o que não tem a ver com a questão colocada no anexo.
Como em outra norma, a NR/17 - ERGONOMIA, fala-se em umidade relativa de ambientes de trabalho, pode ocorrer confusão. Observe, todavia, que na NR/17, a umidade relativa tem limite mínimo não é considerado legalmente um limite detolerância, pois este último conceito está associado apenas á insalubridade (NR/15, item 15.51).
CONTROLE DE UMIDADE GERA CONFORTO E ECONOMIA
A importância de manter níveis corretos de umidade relativa em ambientes climatizados ou refrigerados é tão grande quanto a preocupação com a temperatura.
É muito agradável entrar num ambiente com temperatura adequada e constante, mas nem sempre encontramos...
tracking img