umidade relativa e absoluta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões).Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo deevaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera. Porém, o ar, assim como qualquer outra substância, possui um limite até o qual ele absorve a água (ponto de saturação). Abaixo do ponto de saturação, há o ponto de orvalho (quando a umidade se acumula sob a forma de pequenas gotas ou neblina) e,acima dele, a água se precipita na forma de chuva. A umidade relativa do ar vai variar de acordo com a temperatura (a 0ºC a umidade relativa do ar é de 4,9g/m³ e a 20ºC é de 17,3g/m³), a presença ou não de florestas ou vegetação, rios e represas (desertos, por exemplo, tem a umidade relativa do ar muito baixa) e, mesmo, à queda da temperatura (orvalho). Em um deserto a umidade relativa do ar podechegar a 15%, sendo que a média mundial é de 60%%. A umidade absoluta é definida como a massa de vapor de água (usualmente em gramas) por unidade de volume (usualmente em m3). Os problemas causados pela umidade, quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidademuito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.



2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 UMIDADE RELATIVA E ABSOLUTA
2.1.1 UMIDADE
2.1.1.1 Conceito
É a quantidade de vapor de água na atmosfera.


ETEC. Umidade relativa-Brasil-atualizada. Disponível nosite; http://www.etec.com.br/muda3.html.

Entende-se pôr umidade o conteúdo de água em uma substância ou material, no caso da umidade do ar, a água esta misturada com o mesmo de forma homogênea no estado gasoso,
como qualquer outra substância o ar tem um limite de absorção, este limite se denomina saturação.
Abaixo do ponto de saturação (ponto de orvalho) o ar úmido não se distingue do ar secoao simples olhar sendo absolutamente incolor e transparente. Acima do limite de saturação a quantidade de água em excesso se precipita em forma de neblina ou pequenas gotas de água (chuva). A quantidade de água que o ar absorve antes de atingir a saturação depende da temperatura e aumenta progressivamente com ela.



3. UMIDADES ABSOLUTA OU VOLUMÉTRICA

A umidade absoluta em uma basevolumétrica é a quantidade absoluta de água numa porção da atmosfera. A unidade de medida mais comum (utilizada no SI) é quilogramas por metro cúbico (kg/m³) embora várias outras unidades sejam usadas, como a libra por pé cúbibo (lb/ft³) em países que usam o sistema imperial de medidas.
Se toda a água de um metro cúbico de ar for condensada em um vasilhame, esse vasilhame conterá toda a umidadeabsoluta dessa porção de ar (um metro cúbico) e a quantidade de água condensada pode ser pesada para quantificar a umidade absoluta.
Mais tecnicamente, a umidade absoluta em uma base volumétrica é a massa da água condensada (mágua) por metro cúbibo do ar úmido total (V):

A uma temperatura de 30°C, a umidade absoluta varia entre 0 (completa ausência de água) e 0,03 quilogramas por metro cúbico.
Aumidade absoluta varia com as mudanças de pressão atmosférica e de temperatura. Tais variações são incovenientes para cálculos em engenharia química, por exemplo, para secadoras de roupa, onde a temperatura pode variar consideravelmente.
Como resultado, a umidade abosluta é definida geralmente como a massa de vapor de água por unidade de ar seco, também conhecido como razão de mistura de massa,...
tracking img