Uma verdade inconveniente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PORTUGUÊS








Orações subordinadas adverbiais

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjuntoadverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.
Podem ser: causais, consecutivas, condicionais, comparativas, concessivas,conformativas, proporcionais,finais, e temporais.

A) Causa
A idéia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "Éaquilo ou aquele que determina um acontecimento". As conjunções causais são: porque,como,pois,pois que,já que,uma vez que visto,por quanto.


Ex: As ruas ficaram alagadas, porque a chuva foi muitoforte
Como ninguém se interessou pelo projeto, não houve alternativa a não ser cancelá-lo.
Já que você não vai, eu também não vou.


B) Conseqüência
As orações subordinadas adverbiaisconsecutivas exprimem um fato que é conseqüência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelasestruturas tão...que, tanto...que, tamanho...que.


Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.
Paulo bebia tanto que morreu afogado no seu próprio vômito.

Ele fala tão estranho,que não o entendo.


C) Condição
Condição é aquilo que se impõe como necessário para a realização ou não de um fato. As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem o que deve ou nãoocorrer para que se realize ou deixe de se realizar o fato expresso na oração principal.


Conjunções : se, caso,contanto,que,desde que;salvo se, exceto,a não ser que,a menos que,sem que,uma vezque(seguido do verbo no subjuntivo).

Ex: Deixe um recado se você não me encontrar em casa.
Se o filme for ruim, sairei do cinema.
Você terá um futuro brilhante, desde que se esforce.

D)...
tracking img