Uma refleção sobre ecologia humana

3215 palavras 13 páginas
UMA REFLEXÃO SOBRE A ECOLOGIA HUMANA A PARTIR DO DIREITO AMBIENTAL
O artigo apresenta um convite à reflexão sobre temas como cultura, natureza, ética, política, meio ambiente e desenvolvimento, visualizando-os a partir do Direito Ambiental como um direito humano fundamental.
UMA REFLEXÃO SOBRE A “ECOLOGIA HUMANA” A PARTIR DO DIREITO AMBIENTAL COMO UM DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL
RESUMO:
O artigo apresenta um convite à reflexão sobre temas como cultura, natureza, ética, política, meio ambiente e desenvolvimento, visualizando-os a partir do Direito Ambiental como um direito humano fundamental. Ao sugerir algumas medidas mitigadoras para a solução dos problemas sócio-ambientais da atualidade, conclui-se que, antes da proteção ambiental, é preciso salvaguardar as condições morais e éticas de uma autêntica “ecologia humana”, sem a qual nada nos restará.

O grande e rápido crescimento da civilização moderna, as antigas concepções de desenvolvimento e a falta de reflexão e de conhecimento sobre os direitos fundamentais do homem, influenciados por desmedidos interesses econômicos, cada vez mais ávidos por novas fontes de lucro e de poder, encravados numa sociedade progressivamente imediatista e consumista, onde a concentração de riquezas faz aumentar o abismo entre as classes sociais, determinam a destruição dos ambientes naturais e conseqüentemente do humano , sob o pretexto de um desenvolvimento dito irremediável.
Prevenir a degradação ambiental, preservar o que resta dos ambientes naturais e recuperar seus atributos ambientais é uma necessidade vital; em verdade, significa preservar o que resta de nós mesmos, seres humanos, e recuperar as condições que garantam nossa própria sobrevivência com qualidade. Esta é a finalidade, por excelência, do Direito Ambiental. Não se trata de “fundamentalismo ecológico”, “modismo ecológico”, de “bandeira verde”, de “ideologia de eco-chato”; trata-se de responsabilidade ética e social da geração presente para com ela mesma e

Relacionados

  • etica
    34194 palavras | 137 páginas
  • proposta evento UFRN
    6553 palavras | 27 páginas
  • 589 1052 1 PB
    10658 palavras | 43 páginas