Uma proposta inovadora para o ensino de história: a educação patrimonial como recurso metodológico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA


REGINA ALMEIDA CORREA






UMA PROPOSTA INOVADORA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO RECURSO METODOLÓGICO









Boa Vista
2011




REGINA ALMEIDA CORREA



UMA PROPOSTA INOVADORA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO RECURSO METODOLÓGICO


Monografiaapresentada como pré-requisito para conclusão e obtenção de título de graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Roraima.


Orientador: Amarildo Nogueira Batista








Boa Vista
2011
REGINA ALMEIDA CORREA



UMA PROPOSTA INOVADORA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO RECURSO METODOLÓGICO


Trabalho de conclusão de curso (Monografia)apresentado para a obtenção do título de graduado em Licenciatura em História.






Banca Examinadora
______________________________________
Profº Esp. Amarildo Nogueira Batista – orientador
_______________________________________
Profª MSc. – Jurema Pires Soares
_______________________________________
Profª MSc. Leila Soares de Souza Perussolo

Monografia defendida e aprovadaem 25/ 08/ 2011, com NOTA 98 .






















DEDICATÓRIA

Dedico primeiramente a Deus, a toda minha família pelo apoio, a todos os amigos em especial Silvio Moura, que não se encontra mais em nosso meio, por estarem sempre ao meu lado, me amparando, e especialmente minha mãe e meu pai a quem deposito nobre consideração e sem os quais não teria conseguido vencereste obstáculo.

















AGRADECIMENTOS

Agradeço a importante ajuda de meu orientador, Amarildo N. Batista, pela paciência, orientação e ajuda e a coordenadora do curso Jurema Pires pela confiança e carinho sempre creditados a mim.
Agradeço aos referidos colegas de curso Laiana Santos, Luciana Souza e Silvio Moura, por me depositarem bastante carinho e tornarem aconvivência nessa jornada muito melhor e apesar de tudo aos professores que nos guiaram neste percurso.
Agradeço a Deus, a meus familiares e a todos meus amigos (as) que sempre me ampararam e instigaram a ser a melhor possível.




RESUMO



Este trabalho tem como objetivo mostrar o significado do Patrimônio Histórico e Cultural para a população roraimense através dos bens patrimoniais quejá possuímos no Estado e apresentar uma metodologia a ser trabalhada nas escolas denominada de Educação Patrimonial. No Decreto-Lei n° 25/37 o Patrimônio Histórico e Cultural aparece definido como patrimônio histórico artístico e nacional e de acordo com o mesmo significa: “É o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por suavinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”. Nesse estudo desenvolveu-se uma pesquisa para verificar o conhecimento dos alunos e do professor de determinada escola sobre o nosso Patrimônio Histórico e Cultural.


Palavras chaves:
Patrimônio, Educação, História.












ABSTRACTThis work aims to show the meaning of the Historical and Cultural Heritage for the population of Roraima by assets we already have in the state and present a methodology to be worked in schools called Heritage Education. Decree-Law No. 25/37 Historical and Cultural Heritage is defined as follows artistic and national heritage and by the same means: "It's all the movable and immovable property in thecountry and whose conservation is of public interest, either his connection with the memorabilia of the history of Brazil, both for its exceptional archaeological or ethnographic literature or art. "In this study developed a survey to evaluate the knowledge of students and the teacher of a school about our Historical and Cultural Heritage.




Key-words:
Heritage, Education, History....
tracking img