Uma ponte entre a sociologia e a administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA PONTE ENTRE A SOCIOLOGIA E A ADMINISTRAÇÃO

Nas margens do rio São Francisco, em pleno agreste geólogos de uma fábrica de refratários situada no Sul do pais descobriram uma importante jazida de magnesita. Inicialmente, foram construídas próxima a um vilarejo instalações industriais simples com o fim de extrair e dar uma primeira queima no minério antes de embarcá-lo. Com isso, surgiuoportunidade de trabalho, que passaram a ser uma verdadeira salvação para aqueles sertanejos sujeitos a uma vida de subemprego crônico na atividade pecuária extensiva ou na agricultura marginal.
Para as minas foi enviado um gerente sulista com sua capacidade de direção e organização já demonstrada, mas sua administração foi tão falha que nem ele sabia qual a razão de tantos erros. Seu substituto foiainda mais bem selecionado, mas teve a mesma sorte do antecessor. Foram então mandados dois gerentes, um administrativo e outro técnico, porém o pouco que conseguiu produzir era irregular e de baixa qualidade. Um geólogo contrato para estudar o problema da qualidade do minério, ao chegar, encontrou ambos bêbados e completamente entregues ao desânimo por não terem conseguido fazer pessoas ávidaspor emprego virem a ser produtivas.
Aconteceu que, sendo natural do sertão de um Estado do Nordeste, o geólogo percebeu que o não-entedimento dos valores e costumes dos habitantes da região impedia o relacionamento satisfatório administração-emprego, não obstante os trabalhadores estarem interessados no serviço. Assim, coisas simples como o apito para iniciar e terminar a jornada diária não tinhao menor significado para aqueles sertanejos que nunca tiveram hora para o trabalho. Por outro lado, esperavam que o gerente, tal qual faziam os donos de fazendas, os atendesse em seus problemas financeiros, de saúde e até familiares. Depois que os gerentes compreenderam tais aspectos peculiares e sem alterar a estrutura organizacional, foram feitas adaptações nas práticas administrativas, porexemplo, o número de horas de trabalho por dia deixou de ser fixo, pois o apito somente soava no caso de tudo estar efetivamente em condições para o início da jornada ou no fim do turno, se a descarga do forno tivesse sido completada. Com essa e outras medidas, as minas tornaram-se produtivas.

O QUE É SOCIOLOGIA?

A Sociologia é uma disciplina acadêmica, é uma das perspectivas encontradas nauniversidade. Sua história remonta no mínimo ao século XIX (alguns identificam sua origem numa época anterior). A maioria dos sociólogos julga conveniente identificar as origens da sociologia, com a obra do filosofo francês Augusto Comte (1798-1851), o primeiro a empregar o termo “sociologia”. Foi ele que definiu sociologia com a “ciência da sociedade”. Ela possui um conjunto acumulado deconhecimentos, e ao longo dos anos desenvolveu um método sistemático d compreensão. Para muitas pessoas, a sociologia é uma prospectiva útil. Para alguns, é uma paixão, porque constantemente as impede a aplicá-la a seu mundo e a suas vidas, alterando verdadeiramente sua compreensão de um modo profundo.
A Sociologia é uma tentativa de compreender o ser humano. Concentra-se em nossa vida social. Tipicamente,não enfoca a personalidade do individuo com causa do comportamento, mas examina a interação social, os padrões sociais (por exemplo, papéis, classes, cultura, poder, conflito) e a sua socialização em processo. Por exemplo, o sociólogo examinam as regras que se desenvolve à medida que as pessoas interagem, as expectativas que surgem entre elas, as verdades que elas acabam por compartilhar.
ASociologia começa, portanto, com a idéia de que o homem deve ser entendido no contexto de sua vida social e de que somos seres sociais influenciados pela interação, pelos padrões sociais e pela socialização.

O INICIO DA SOCIOLOGIA

Comte definiu a Sociologia como a “ciência da sociedade”, e de fato foi o desenvolvimento da ciência que constituiu uma importante inspiração para os primeiros...
tracking img