Uma nova historiografia: capistrano de abreu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Nova Historiografia: Capistrano de Abreu
Fernanda Jordânia

Cearense, vindo de família rígida, João Capistrano de Abreu tronou-se um dos grandes nomes da historiografia brasileira no século XIX e inicio do século XX. Sua vida intelectual pode ser dividida em duas fases: uma ligada ao “historicista cientificista”, busca de leis gerais; e outra que seria de ruptura a esse pensamento. É emCapistrano, precisamente na obra “Capítulos de História Colonial”, em 1907, que se faz surgir uma nova historiografia, inspirada em seus formadores, que renuncia a uma narrativa histórica que favorecia o homem branco português, para envolver os elementos populares.
Para compreendermos o percurso historiográfico de Capistrano é necessário estarmos ciente do contexto político-cultural internacionaldurante a sua formação. Os acontecimentos no mundo europeu abalaram a cultura nacional brasileira. Com a derrota na Guerra Franco Prussiano, os franceses perderam não apenas a guerra para os alemães, mas o espaço na cultura brasileira. Isso porque a cultura nacional era comandada pelos franceses, e após a derrota militar para os alemães, a sua hegemonia ficou duramente abalada, abrindo as portaspara o predomínio de outras ideias vindas de outros países, inclusive da Alemanha.
Um dos intelectuais que ajudaram para a chegada e expansão do pensamento alemã, servindo de inspiração para os da sua geração, será: Francisco Adolfo Varnhagen. Descendente de alemão sofreu influencia do historicismo alemão relacionado à linha rankiana. Os principais nomes desta corrente de pensamento foram Ranke eRatzel. Influenciados pelos seus ensinamentos inaugurando-se, posteriormente, o Determinismo no Brasil, além, de uma preocupação cientificista e com a objetividade. No entanto, o país, também, recebeu o pensamento de outros países, como por exemplo, dos ingleses, com Henry Thomas Buckle.
No inicio do século XX, já se evidenciava a preocupação de alguns autores a respeito da emergência de umapostura intelectual perante a diversidade da sociedade brasileira. Iniciou-se um combate a velha postura romântica (geração de Varnhagen e dos criadores do IHGB – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), não apenas no Brasil, mas, também, na Europa.
O país vivia sobre constante contradição econômica, política e social. Um marco dessas contradições foi a Guerra do Paraguai, em 1865, revelandoincoerências na sociedade brasileira a respeito da sua diversidade populacional, nos fazendo questionar: os escravos levados para a guerra eram brasileiros? O próprio movimento de Canudos reflete oposições no discurso entre a noção política de povo e a noção étnica de povo. Ou seja, a tensão social persistia no país.
O enfoque que dividirá as duas primeiras fases da historiografia brasileira,geração de Varnhagen/geração de Capistrano, tomou como base o contexto de cada historiador. O tema central da historiografia brasileira, anterior a Guerra do Paraguai, com Varnhagen é o Estado Imperial; já com a geração de Capistrano a preocupação gira em torno do “povo”. A escrita de Varnhagen acontece quando a Monarquia se consolidava, em 1850; por sua vez, Capistrano escreve quando a Monarquiaestava alquebrada e o regime escravocrata em crise. Ocorre uma mudança no pensamento. O Estado Imperial deixa de ser o tema central. Os historiadores passam a pensar a questão econômica sobre um novo viés, enfocando a questão social. Se a tarefa da geração de Varnhagen e dos fundadores do IHGB era de criar o Estado e a Nação, caberia a geração de Capistrano “descobrir” o povo. “Povo” no sentido étnicoe não político.
Em Varnhagen, as análises e as descrições historiográficas centralizam o conceito de “Nação” e de “Estado”; já Capistrano coloca o “povo” e a diversidade como principal. Percebe-se uma troca pela História Social, deixando a História Política de lado, que é importante, mas não mais suficiente.
Como já mencionado, Capistrano pode ser dividido em duas fases: A fase inicial de...
tracking img