UMA NOVA EPHEDRACEAE (GNETALES) DA BACIA DO ARARIPE, CRETÁCEO INFERIOR, BRASIL

688 palavras 3 páginas
RESENHA
O trabalho UMA NOVA EPHEDRACEAE (GNETALES) DA BACIA DO ARARIPE, CRETÁCEO INFERIOR, BRASIL, desenvolvido pelas pesquisadoras Marta Letícia H. Kerkhoff e Tânia Lindner Dutra apresentam os resultados do estudo de uma forma inédita para a família Ephedraceae, onde foi identificada a espécie Ephedra paleoamericana na macroflora do Membro Crato. Essa nova espécie descoberta pertence à ordem Gnitales do grupo das gimnospermas, cujo passado evolutivo é pouco evidenciado.
O exemplar encontrado data do cretáceo inferior do Membro Crato na Formação Santana. Portanto, neste período percebe-se uma quantidade de macrorrestos consideráveis de características gnetaleanas, como por exemplo, a presença de flores, ramos afilos, de ramificação decussada. O espécime encontrado apresenta estruturas preservadas como as partes reprodutivas composta de brácteas lenhosas, dispostas duas a duas em um ramo dotado de nós e entrenós e apresenta também estriações longitudinais. Neste trabalho foram utilizados os resultados de uma amostra advinda dos níveis de calcárias laminadas do membro Crato que pertence à coleção de Paleobotânica do Departamento de Geologia da UFRJ. Portanto, analisando o número de brácteas nos estróbilos existentes no gênero moderno Ephedra é menor em relação às Welwitschiaceae e em relação ao gênero Gnetum.
Para concluir, fica evidente a importância deste trabalho nos estudos da macroflora do membro do Crato, pois auxilia para estabelecer caracteres macroscópicos do passado relacionado ao grupo, como também contribui na ampliação do conhecimento sobre os elementos que compunham as paisagens do eocretáceo no nordeste do Brasil.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PALEONTOLOGIA: cenários da vida, volume1/editores, Ismar de Souza Carvalho... [et alii] – Rio de Janeiro: Interciências, 2007.

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Centro de Educação e Saúde - CES
Unidade Acadêmica de Educação -

Relacionados