Uma lição de amor

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 22 de março de 2011
FUNDAÇÃO JOÃO NEÓRICO
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: PORTUGUÊS / PSICOLOGIA
PROFESSORES: NEUSA ROCHA E MIGUEL ANGEL
TURMA: DIREITO D-112 / FARO
ALUNO: ELSON SYDNEY BUZAGLO CORDOVIL

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
PORTUGUÊS
PSICOLOGIA

Este trabalho é resultado de uma criativa atividade interdisciplinar realizada pelos professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Psicologia Geral, daFundação João Neórico - FARO, do curso de graduação em Direito, turma D-112/2010, e tem como proposta avaliar os argumentos que envolvem o processo psicológico do drama vivido pela pequena Lucy e seu pai Sam, no filme “Uma Lição de Amor”, bem como estimular a aplicação prática da língua portuguesa, dentro de um discurso consistente, claro, organizado e coerente, acerca da questão do poder familiar depessoas deficientes e do preconceito que envolve esta relação.
Consiste em analisar o filme, que servirá de base para argumentação e posicionamento do acadêmico de Direito, em relação à concessão de guarda de filhos de pais portadores de deficiências mentais, levando em consideração os critérios guias - Standard - promulgados pelas cortes de Minnesota e de Michigan, nos Estados Unidos.
O filmeretrata uma história de ficção em que as personagens vivem um drama, no qual Sam, pai de Lucy, é um deficiente com idade mental equivalente a de uma criança de sete anos, mas que demonstrou ter todo amor e o desejo de querer cuidar de sua filha.
Apesar de todas suas limitações, após ter sido abandonado na porta do hospital pela mãe da criança, ele vai para casa com Lucy. Com a ajuda da vizinha ede seus amigos, também portadores de deficiência mental, cuidou da criança até completar sete anos.
A partir dessa idade, Lucy já começa a fazer inúmeras indagações ao pai, e com o tempo, em razão do seu comportamento estranho, ela percebe que ele é diferente.
Neste contexto, o poder público discute a incapacidade dele para cuidar de sua própria filha e são levantadas questões jurídicasrelacionadas à guarda e adoção. Daí para frente desenrola todo o drama em que o poder público tenta decidir se Lucy continua com o pai ou não.
Sam por sua vez é orientado a procurar um advogado. Inicialmente a advogada não queria atendê-lo, já que ele não teria condição de pagar pelos serviços. A seguir, pressionada pelos amigos resolve fazer a defesa de Sam sem cobrar nada.
O final do filme nãomostra a sentença do caso, não deixando claro com quem ficou oficialmente a guarda da menina.
Neste contexto, inicia-se a argumentação em relação à guarda de Lucy no “Filme uma Lição de Amor”, considerando os critérios guias Standard, estabelecidas pela corte de Minnesota e de Michigan em consonância com o Código Civil Brasileiro.
Traçando um paralelo entre o que ocorre no filme e o ordenamentojurídico Brasileiro, acredita-se que seria quase impossível a outorga da guarda de Lucy aos cuidados de Sam, considerando ser uma pessoa relativamente incapaz, conforme estabelece o disposto no Código Civil Brasileiro de 2002, em seu art. 4, inciso III.
Por força deste dispositivo Sam é considerado uma pessoa que não pode praticar qualquer ato da vida civil, a não ser que estivesse juridicamenteassistido por um representante legal.
O Art. 1.633 do Código Civil brasileiro também preconiza que: “o filho, não reconhecido pelo pai, fica sob poder familiar exclusivo da mãe; se a mãe não for conhecida ou capaz de exercê-lo, dar-se-á tutor ao menor.”
No que tange aos critérios guias Standard, entendemos que Sam também não lograria êxito em sua demanda judicial junto à Corte de Minnesota e deMichigan.
Em que pese o primeiro critério tratar da “existência de amor, afeto e outros vínculos entre as partes”, sentimentos fortes e presentes, no relacionamento entre pai e filha, este critério não pode ser avaliado desvinculado dos demais.
San possuía capacidade e disponibilidade para dar assistência material para sua filha, colocá-la em uma escola, dar cuidados médicos e psicológicos, pois,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma licao de amor
  • Lição de amor
  • Uma lição de amor
  • Uma lição de amor
  • UMA LIÇÃO DE AMOR
  • uma lição de amor
  • Uma lição de amor.
  • Uma lição de amor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!