Uma leitura da escola por fora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Componente 700126 – Prática Pedagógica
Aluno: 1081062 – Adeilson Jorge da Silva

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO: Uma leitura da escola “por fora”

PRÁTICAS DE ENSINO
1.1.1 Atividade 1
Agora você deverá fazer uma pesquisa. Escolha uma escola de sua cidade ou região e faça uma in-vestigação levantando os seguintes aspectos:
A instituição escolar escolhida foi a Escola EstadualJúlio Soares e está localizada à Rua Israel Pi-nheiro, 60 – Bairro São Pedro na cidade de Governador Valadares, Estado de Minas Gerais.
• Nome da escola;
Escola Estadual Júlio Soares
• Data da fundação;
10 de Agosto de 1960
• Número de alunos que atende;
855 (oitocentos e cinqüenta ecinco) alunos
• Níveis de ensino que oferece;
Ensino fundamental e médio nos turnos matutino e vespertino e educação
para jovens e adultos EJA no turno noturno
• Localização (Como é o entorno da escola,como é o prédio);
O prédio é dividido em duas seções, passou por reformas recentes eestá na
condição de novo, com pinturas em cores bem alegres, toda área interna é to-
da calçada e existem jardins compostos de diversas plantas e flores diversas e que são cuidadas todo o tempo por um zelador permanente que é funciona-rio da escola.
• Tipo de bairro-vizinhança;
O bairro onde se localiza aescola é muito desenvolvido com uma vasta rede de comércio que consiste em supermercados (alguns sendo filiais de redes de grande renome na cidade), padarias, açougues, locadoras de vídeo, oficinas mecânicas, posto de saúde, posto policial, postos de gasolina, quadras polies-portivas, praças municipais (inclusive uma destas se localiza nas proximida-des da escola pesquisada), escolas infantis ede ensino fundamental, igrejas católicas e evangélicas e também encontra-se localizada a mais ou menos 02 Km uma das maiores faculdades do estado que é a Univale.
• Infraestrutura;
Há um ponto de ônibus circular a uma distancia de 200 metros da escola, rua asfal-tada no perímetro da mesma, existe um telefone público (orelhão) no quarteirão, não háproblemas no que se refere à fornecimento de água e luz.
• Tipos de moradia;
A escola em si ocupa toda uma quadra, existe na parte frontal, do outro lado da rua uma padaria, as laterais são compostas em suas vizinhanças de resi-dências de classe média e na parte de trás uma rua com um calçadão para a prática de exercícios físicos à beira de um rio que banha acidade atravessan-do-a em toda sua extensão territorial.
• Reflexos da escola na comunidade;
Há no calendário de festividades da escola comemorações do dia das mães, dos pais, do professor, Tiradentes, dia do trabalho, Independência do Brasil , onde são mobilizados os alunos e professores para incorporarem a data de-corando os espaços internos da escola.Ao final do ano letivo há também contribuição a um asilo da comunidade por meio de uma gincana direcionada a todos os alunos com o auxílio dos professores.
Não há registro de reclamações provenientes de barulho contra a escola, fei-to por vizinhos ou quaisquer outros.
• Participação/influência da comunidade na escola;
Háparticipação de um grupo de jovens da igreja católica desta comunidade que de tempo em tempo leva aos jovens da escola músicas de louvor com in-tuito de trazer paz aos seus corações.
• Presença dos conceitos científicos estudados no cotidiano da escola;
Não há.


1.1.2 Atividade 2
Organize as informações recolhidas e redija um texto de, no máximo 30 linhas....
tracking img