Uma Imensid O Da Heterogeneidade

262 palavras 2 páginas
Uma imensidão da heterogeneidade
De norte a sul, de leste a oeste, com dimensões continentais o Brasil tem uma imensidão territorial que é representada pelas mais diferentes culturas que são caracterizadas por distintas expressões e tipos linguísticos, das mais diversas variações linguísticas.
Diferentemente da escrita, que se deve seguir a norma padrão da língua portuguesa, a fala é um estilo livre, serve como uma identidade, algo que represente a cultura de um povo de uma região. O “Bah!”, “Tchê” e o “Tri”, são um dos exemplos que demonstram as variações que caracterizam o estado e o povo do Rio Grande do Sul.
A fala não tem um molde, uma regra a ser seguida, ou seja, não pode ser julgada. Este fenômeno proporciona a uma pessoa a liberdade de expressão, ou seja, permite que as pessoas possam expressar-se sem o empecilho do julgamento. Um grande exemplo de variação linguística é o nome dado ao alimento que no sul é chamado de mandioca e no norte é aipim, ou a fruta que no sul é bergamota e no restante do país é conhecida como macaxera ou tangerina. É nesses exemplos que se concretiza a diferença da escrita e da fala em relação à língua portuguesa.
Enfim, a fala e a escrita são instrumentos que possibilitam a comunicação entre os povos, ressaltando a diferença entre esses dois veículos, a escrita deve seguir uma norma padrão podendo ser julgada, já a fala não, logo cada região tem sua maneira e costume de expressar-se formando todas essa heterogeneidade de culturas que forma a nação brasileira.

Relacionados