Uma história social da mídia: de gutemberg à internet asa birggs e peter burke - citações

2661 palavras 11 páginas
“De acordo com o Oxford English Dictionary, foi somente na década de 1920 que as pessoas começaram a falar de "mídia". Uma geração depois, nos anos 1950, passaram a mencionar uma "revolução da comunicação". O interesse sobre os meios de comunicação, porém, é muito mais antigo. A retórica — estudo da arte de se comuni¬car oralmente e por escrito — era muito valorizada na Grécia e na Roma antigas. Foi estudada na Idade Média e com maior entusiasmo no Renascimento.”
“A retórica também era muito incentivada nos séculos XVIII e XIX, quando começaram a surgir novas idéias importantes. O conceito de "opinião pública" apareceu no final do século XVIII, e a preocupação com as "massas" tornou-se visível a partir do século XIX, na época em que os jornais — cuja história é aqui apresentada em todos os capítulos — ajudavam a moldar uma consciência nacio¬nal, levando as pessoas a ficarem atentas aos outros leitores (ver p.39).”
“Na primeira metade do século XX, especialmente pela eclosão das duas guerras mundiais, teve início o interesse acadêmico pelo estudo da propaganda.”
“O que no mundo não é comunicação? Por outro lado, esta história se restringirá à comu¬nicação de informação e entretenimento e idéias, sob a forma de palavras e ima¬gens, por meio de fala, escrita, publicações, rádio, televisão e, mais recentemente, da Internet.”
“De modo significativo, foi com a era do rádio que o mundo acadêmico começou a reconhecer a importância da comunicação oral na Grécia antiga e na Idade Média. O início da idade da televisão, na década de 1950, deu surgimento à comunicação visual e estimulou a emergência de uma teoria interdisciplinar da mídia.”
BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma História Social da Mídia: de Gutemberg à Internet. 2 ed. Rio de Janeiro, 2006. p. 11

“Este livro propõe que, seja qual for o ponto inicial, as pessoas que trabalham com comunicação e estudos culturais — em número ainda crescente — devem levar em consideração a história; e que aos historiadores — de

Relacionados