Uma filosofia para fora dela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS


Localizada na Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, aEscola Diferenciada Comunidade da Ponte, integra uma das dezessetes comunidades que fazem parte dos índios Tapebas. É uma escola vinculada à rede estadual de ensino.
A FUNAI (Fundação Nacional de Amparoao Índio), é o órgão responsável por fiscalizar e resolver as questões burocráticas, principalmente na luta pela demarcação de terras.
O termo “diferenciada” não é por acaso, pois tem comoprincipal objetivo priorizar e resgatar a cultura e a arte indígena, lutando pela Educação adequada de suas raízes.
A escola funciona nos três turnos. Pela manhã, 1º e 2º ano; a tarde, 3º, 4º e 5º ano e, ànoite é oferecida o ensino de jovens e adultos (EJA).
A escola é composta por duas professoras (Angélica e Ângela, que também são irmãs) e, uma auxiliar. Todas são da comunidade.
Existe umacoordenadora pedagógica que percorre por toda as escolas da comunidade.
As professoras dão as aulas com vestes indígenas. Não é obrigatório o uso de fardamento, como também, os alunos podem frequentar asaulas sem camisa, pés descalços e, sem obrigações com horários. Porém, todos os alunos deverão ser acompanhados pelos pais.
São ensinadas todas as disciplinas.
A carnaúba é a principal fonte de renda.Dela eles se servem dos frutos para alimentação, da cera, a palha a cobertura das ocas, para a confecção de vestes e bolsas e o artesanato em geral. É considerada a árvore da vida.
A cultura e aarte é retratada a fundo nas escolas e em várias manifestações dessa comunidade.
Todos os anos é realizada uma feira cultural nos dias 18,19 e 20 de outubro. O dia 20 é um dia especial. É o dia da Festada Carnaúba, planta sagrada para eles.

Na música, eles fazem homenagens aos seus deuses e à natureza.
O deus Tupã é a maior divindade. Os Tapebas agradecem ao deus Tupã e lembram os seus...
tracking img