Uma Express O Regular1 Copy

2666 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ZAMBEZE
FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA INFORMÁTICA 3º ANO

Expressões Regulares
Docente:
Eng. Amílcar Borras
Discentes:
Barnabé Matias Agostinho Alforte Tesoura
Daniel Muadana Ngorima Tirivangana
Márcia Gonçalves da Costa Xavier

Beira
Agosto 2015

RESUMO

Este trabalho propõe uma abordagem quântica alternativa às abordagens clássicas para o uso de expressões regulares.

Expressoes regulares (ER) são conceitos abstratos da Teoria da Computação amplamente utilizados nas tarefas de processamento de texto e casamento de padrão que são aplicadas em diversas áreas, tais como, biologia computacional, processamento de sinais, recuperação de textos, reconhecimento de escrita a mão, reconhecimento de padrões, entre outras. No entanto, por serem apenas descrições algébricas de linguagens, as ER’s não processam palavras sendo necessário, portanto, utilizar um mecanismo que realize tal tarefa: o autómato finito.
Uma ER é a formalização algébrica de um Autómato Finito. Elas envolvem algumas operações e propriedades na sua formação. As expressões regulares são construídas por operadores com determinadas propriedades. A esses operadores atribuiremos prioridades de forma a simplificar a escrita das expressões regulares. Considerando as propriedades algébricas dos operadores base é possível introduzir identidades algébricas para expressões regulares de forma a construir expressões equivalentes. Uma expressão regular pode ser formada pelos seguintes operadores: união, concatenação, fecho de Kleene, potência, opção, fecho transitivo, parênteses rectos, complemento.
Duas ou mais expressões regulares que representam a mesma linguagem são designadas por equivalentes.
Uma linguagem regular é descrita por uma gramática regular. As expressões regulares apresentam representações das linguagens que são frequentemente claras e concisas, contudo, muitas linguagens não são regulares. Classicamente, existem duas abordagens para utilizar expressões

Relacionados