Uma cidade sem passado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Univates
Lajeado, 17 Agosto de 2012.

Curso de História – Licenciatura
Disciplina: Laboratório de Pesquisa I - 3564
Professora Silvana Rossetti Faleiro Semestre 2012/B
Aluna Clédia L. Quadros da Silva

UMA CIDADE SEM PASSADO
O filme cidade do passado lançado em 1990 na Alemanha com direção de Michael Verhoeven é baseado emfatos reais e conta a história de uma jovem estudante alemã chamada Sonia Rosenberg, que depois de ganhar um concurso de redação recebe uma segunda proposta para uma nova competição, mas para isso terá que escolher entre duas temáticas: Liberdade de Expressão na Europa ou Minha Cidade Natal Durante o III Reich.
Instigada pelas histórias que ouvia quando criança decide mostrar a história de suacidade e principalmente como se manteve integra durante o período do III Reich.
O filme, logo em sua abertura, apresenta à protagonista relatando acerca de sua cidade, tendo atrás de si o monumento que lhe deu origem, a Catedral. Nesse momento, compreende-se que a cidade fictícia retratada é uma cidade da Alemanha denominada no filme de Pfilzing, cujas bases urbanísticas e sociais se deram ao redor docristianismo. Assim no filme, a intenção é de mostrar uma sociedade que embora pertencente ao século XX, é dominada pelos dogmas católicos, onde há o predomínio político da Igreja versus o do poder laico, que, por motivos ideológicos não podia tolerar o livre-pensamento, ela devia controlar o ensino e todo o pensamento da sociedade, mas que acabou por perdê-lo. Sonia é envolvida por esse climadurante toda sua infância, ou seja, é católica, estuda em colégio de freiras e foi criada para não questionar.
A produção é marcada por diversas características importantes. Uma delas é o fato de que a primeira parte do filme a que mostra a infância e a adolescência de Sonia ser em preto e branco e a segunda parte da trama ser colorida. Segundo especialista isso é uma característica para chamaratenção do espectador para a parte principal do filme, e por isso duas formas de exibição uma mais monótona e a outra mais chamativa.
Outra característica são os depoimentos dos personagens durante o filme e a própria Sonia ser a narradora da historia, isso da impressão de ser um filme documentário.
O pai de Sônia, refugiado político da Guerra da Silésia, professor e reitor do colégio local,um dos personagens questionadores da realidade estabelecida, embora aceite em vários momentos as imposições dos dogmas da Igreja católica e da administração, como o restante da cidade. A mãe de Sônia, católica tradicionalista, irmã de padre, professora do colégio local e a principio que não apóia as idéias da filha. A avó de Sônia simboliza o amadurecimento, o passado, a história e também aresistência. E por fim, a professora de latim que acaba por proporcionar à Sonia a oportunidade de participar dos concursos literários promovidos pelo Presidente da República Alemã e que mesmo sem querer romper com os silêncios e sem intenções de promover a discussão do passado da cidade, introduz Sonia no caminho rumo à recuperação da memória coletiva.
Outro monumento importante que aparece no filme é a“Árvore dos Milagres”, local de refúgio para as meninas da cidade, onde a tradição local dizia haver uma força. No filme ele é colocado como um monumento, como a casa das relíquias, o lugar do encontro do “eu”.
Toda a história começa quando Sonia resolve buscar informações do passado visitando instituições como o arquivo do jornal, o arquivo e a biblioteca da Igreja. Há uma grande dedicação deSonia, mas as informações são escassas e restritas, as pessoas se limitam a dar informações para o desenvolvimento do trabalho de Sonia e alegam não se lembrar ao certo o que havia ocorrido ou limitam-se apenas a histórias que envolveram o prefeito da cidade pelo fato deste ser o único nazista declarado. As instituições também começam a negar auxilio a Sonia, o Diretor do Arquivo e da Biblioteca...
tracking img