uma capa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Todo o ambiente deve ser limpo e bem cuidado. Não só para uma boa aparência estética, mas também para prevenção de enfermidades. O estudo sobre a qualidade do meio de trabalho, de venda e de convívio da população é de grande importância, seja no quesito social, econômico e principalmente, saúde. O meio em que há concentração de pessoas deve ser fiscalizado, por diversosfatores, porém o mais importante é na questão do bem estar das pessoas que frequentam diariamente locais de grande aglomeração como rodoviárias, aeroportos, supermercados, estações de metrô, feiras, etc.
Um meio em que deve ter uma fiscalização mais segura é nas feiras livres. São locais que são vendidos desde produtos de limpeza a alimentos, sendo frequentado por pessoas de diferentes níveissociais, econômicos, culturais, religiosos, precisam ser um meio adequado e agradável, em que a saúde e o bem-estar devem ser priorizados.
Numa visita ao centro de abastecimento de Feira de Santana foi observado problemas que estão aquém da higiene adequada. Também foram encontrados produtos que retratam a cultura popular local como as ervas medicinais. Eram utilizadas já há bastante tempo parao alívio e cura de doenças e enfermidade que por ventura apareciam, sendo utilizadas até os dias de hoje.
Centro de Abastecimento de Feira de Santana foi inaugurado em 1º de fevereiro de 1977, pelo prefeito José Falcão da Silva. A lei nº 819/77, sancionada pelo prefeito Colbert Martins da Silva, instituiu a autarquia Centro de Abastecimento de Feira de Santana. O projeto encaminhadoanteriormente por José Falcão da Silva à Câmara Municipal foi reprovado. José Falcão retornou à Prefeitura e promoveu a ampliação das instalações, inaugurando no dia 2 de fevereiro de 1986, juntamente com a Praça do Tropeiro.






2. Metodologia

Trabalho realizado através do estudo etnográfico quantitativo, ao Centro de Abastecimento no dia 13 de setembro de 2014 em um lindo sol de sábado,pelos discentes da turma do 1º semestre de Enfermagem noturno que possibilitou-nos a observação dos meios não convencionais a pratica de cura, tendo como relevância o contexto histórico cultural e suas intervenções nos dias atuais. Nessa perspectiva foram analisadas a utilização das ervas tanto na cura das enfermidades físicas quanto nos rituais de cura espiritual. A coleta de dados se deu por meio deanotações, entrevistas e fotografias. Estas foram analisadas e selecionadas em grupo levando em ênfase os aspectos pertinentes ao tema observado que contribuíram significativamente para construção deste trabalho.

3. Resultado e Discussão

Os critérios observados permitiu análise detalhada sobre utilização das ervas bem como suas influências, alterando consideravelmente a nossa forma devermos como se dá o processo de cura em diferentes culturas e sua importância. Tal vivência nos ensinou a valorizar mais o outro em suas múltiplas personalidades, pois é nessa diversidade que muitas aprendizagens e conceitos são alicerçados. Com um público de 30 anos acima observou-se os comportamentos atrelados a fé, contextos históricos e sociais relacionados ao comportamento atual.
4 ErvasMedicinais

Podemos chamar de plantas medicinais aquelas que possuem características que auxiliam no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde. Algumas civilizações já utilizavam ervas medicinais para o tratamento de doenças e em rituais de cura. Existem plantas que, na sabedoria popular, “curam” ou amenizam doenças que até hoje são consideradas graves. E também, o uso das ervasestá fortemente ligado com a crença e a fé.
“Tenho 72 anos, nunca fui ao médico, o remédio que uso é do mato”. Criado na roça meus pais usava as folhas, sementes e cascas para fazer remédios, tô aqui, cheio de saúde”, “hoje trabalho com minhas ervas e não troco por nenhum remédio, cura até câncer”. Assim relata Sr. Anacleto Machado Cerqueira, 72 anos, nasceu em São Gonçalo dos Campos – BA...
tracking img