Uma breve historia sobre a engenharia mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma breve historia sobre a engenharia mecânica
A palavra ENGENHEIRO tem origem latina (engenho = capacidade de criar). Portanto ENGENHEIRO é aquele que cria, ou inventa coisas novas,para se adaptarao meio em que vive.Historicamente a Engenharia Mecânica está ligada aos projetistas e os inventores de mecanismos movidos a tração humana ou animal, água ou vento ou uma combinação dos mesmos.Embora muitos dos inventos tinham fins pacíficos, o termo engenharia estava ligado originalmente a área militar (armas de guerra como por exemplo as catapultas e o aríete).Com a invenção da máquina avapor, o início da Revolução Industrial no final do século 18 e a invenção de uma grande diversidade de máquinas, criou-se uma nova área da Engenharia: a Engenharia Mecânica, oficialmente reconhecida em1847, que lidava com ferramentas e máquinas.
Hoje o Engenheiro Mecânico está envolvido com o desenvolvimento e uso de novos materiais e novas tecnologias assistidas por computador.O grandedesenvolvimento do campo de atuação resultou em uma grande ramificação da área (automobilística, naval, aeronáutica, manufatura, controle e automação, energia e fluidos, etc). Em toda a esfera da vidamoderna, pode-se observar o trabalho do engenheiro mecânico. Desde o ar-condicionado, os meios de transporte, até as modernas fabricas e usinas para geração de energia.
Tempo médio de graduação
O tempo degraduação na área da engenharia mecânica é de 5 anos,cursando uma grade curricular aparentemente afim dos curso de ciência e tecnologia e das demais engenharias.
Grade curricular da engenhariamecânica

Grade curricular do curso de engenharia mecanica da UFSJ

Salário médio para recém formado

O salário médio inicial é de R$ 4.600 a R$ 6.200,00 e tem varias vigências de seu conselho (CONFEA) ,uma das leis são:
LEI N° 4.950-A, DE 22 ABR 1966
Dispõe sobre a remuneração de profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária.

Art. 1° - O...
tracking img