Uma borboleta de eva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLYNG

A palavra Bullying é derivada do verbo inglês “Bully” que significa usar a superioridade física para intimidar alguém, ação baseada na força e no poder. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”, “tirano”. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia Bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel,intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais. As vítimas são os indivíduos considerados mais fracos e frágeis dessa relação, transformados em objeto de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras.
Até a década de 70, não era interpretado como violência, mas sim algo que fazia parte das relações sociais e do amadurecimento das crianças, ou até comobrincadeira. Esse ato envolve apelidos, boatos, ameaças, críticas, isolamento e agressão física.
Atitudes como brigas, ofensas, disseminação de comentários maldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão. A escola pode ser palco de todos esses comportamentos, transformando a vida escolar de muitos alunos em um verdadeiro terror. A questão da violência na escola é muito discutida atualmente sob onome de Bullying, que é exatamente o uso de práticas violentas, baseadas na força e no pode. (CAVALCANTE).
Uma das consequências do Bullying sobre o ambiente escolar Quando não há intervenções efetivas contra o Bullying, o ambiente escolar torna-se totalmente “contaminado”. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Algunsalunos, que testemunham as situações de Bullying quando percebem que o comportamento agressivo não trás nenhuma consequência a quem o pratica, poderão achar por bem a dotá-lo.
Os próprios alunos não conseguem diferenciar os limites entre brincadeiras, agressões verbais relativamente inócuas e maus tratos violentos. Tampouco percebem que pode existir uma escala de crescimento exponencial dessassituações. Também indicam que as escolas não estão preparadas para evitar essa progressão em seu início, nem para clarificar aos alunos quais são os limites e quais são as formas estabelecidas para que sejam respeitados por todos.

Que ações a equipe escolar pode ter na prevenção ou correção do Bullying?
• Que é fundamental que os atores sociais participantes da comunidade educativa, tais comofamília, educadores, educandos, equipe técnica e funcionários estejam efetivamente envolvidos com as ações voltadas para redução e eliminação da violência no ambiente escolar.
• A comunidade escolar precisa planejar ações, identificar necessidades, falhas, desejos e, principalmente, propor soluções.
• Os gestores da educação devem ser capazes de estimular e facilitar tais processos, fortalecendo agestão democrática nos sistemas de ensino, aproximando a relação entre a escola e a comunidade e aperfeiçoando a comunicação entre os atores.
• Que as escolas devem criar procedimentos preventivos e formas de reação ágeis para evitar a ocorrência de situações de Bullying e quaisquer outras manifestações de violência entre estudantes.
• As normas devem ser claras, objetivas, aplicadas com rigore transparência. A elaboração de tais regras e processos pode ser um excelente exercício participativo, que resulte em clara compreensão do fenômeno por todos os atores da comunidade, estimulando o engajamento dos próprios alunos e suas famílias, assegurando a legitimidade de sua aplicação.
• As questões do convívio social, dos padrões que regem as relações entre as pessoas e dos direitos decidadania a que todos devem ter acesso devem ser discutidas em todas as disciplinas não deve ser tratadas em uma disciplina específica, mas serem trabalhadas no conteúdo de todas as disciplinas da grade curricular da escola em todos os conteúdos da grade.
• As escolas devem procurar diagnosticar, sistematicamente, a emergência de casos de Bullying e outras formas de violência nas relações...
tracking img