Uma apresentação da atuação do profissional do Serviço social no judiciário a Instituição de Ensino e Pesquisa UNISEPE.

2186 palavras 9 páginas
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Uma apresentação da atuação do profissional do Serviço social no judiciário a Instituição de Ensino e Pesquisa UNISEPE.

Aluna:
Instituição executora: Tribunal de Justiça Estado de São Paulo
Cananeia, Maio; 2014

Introdução: Este projeto de intervenção, descrevera, um pouco a historia do assistente social no Poder Judiciário. Entendendo-se como poder judiciário ou poder judicial como um dos três poderes do Estado moderno. É exercido pelos juízes e possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo poder legislativo em determinado país.O Poder jurídico é assim, espaço específico hierárquico e relativamente autônomo que compõe determinada sociedade e no qual se trava uma ”luta”. Atuação do Assistente Social no campo jurídico não é a de defender uma parte ou outra, mas subsidiar a decisão do magistrado para a aplicação da justiça. Vencer a letra da lei, no sentido de apresentar o que seria o melhor para aquela situação evitando a aplicação implícita da lei, além de limitar conflitos e incertezas resultantes de um sistema sócio-econômico que se encontra em profunda crise e que se reflete nas relações interpessoais e sociais. Tem como base, na atuação, o ECA, código de processo civil, código de ética profissional.

Justificativa Devido as dificuldades dos graduando em serviço social em conhecer o serviço social no âmbito Judiciário, este projeto tem como finalidade ilustrar, a historia do(a) assistente social no Poder Judiciário, assim como suas atribuições, e instrumentais de trabalho.

Problematização teórico-histórico de intervenção Em 1936, surgia a primeira Escola de Serviço Social em São Paulo e, nos anos seguintes, tem início as primeiras aproximações entre os profissionais e o Juizado de Menores através do Comissariado de Menores que integra a Diretoria de Vigilância do

Relacionados