Uma analogia entre o exercício da docência e o exercício do empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA ANALOGIA ENTRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E O EXERCÍCIO DO EMPREENDEDOR.


Por Rafael Dias de Oliveira[i]


Muito se fala sobre Educação e também sobre Empreendedorismo. Estudando um pouco sobre cada uma delas percebi uma semelhança em alguns pontos. Explanarei um pouco sobre o exercício da docência (destaco aqui que não tenho a intenção de esgotar a infinitude de coisas queestão relacionadas à docência), em seguida citarei o que entendo por empreendedorismo, e um pouco sobre o exercício de um empreendedor, comparando este exercício com docência.
Para cada aula, ou para o ano letivo inteiro, numa escola, o professor elabora (planeja) previamente tudo o que vai acontecer. Existe uma sequência padrão de planejamento, meu objetivo é seguir mostrando de forma geralna mesma sequência de um plano de aula. Falando sobre a escola, a turma, as demais pessoas envolvidas, as burocracias, os conteúdos (temas), objetivos, metodologias, recursos, avaliação e bibliografia.
No que diz respeito à caracterização da escola, temos escolas de diversos tamanhos. Cada uma com realidades semelhantes ou bem particulares. Com mais ou menos problemas a serem estudados esolucionados. Cada escola tem seu corpo docente, seus alunos e sua família, seus funcionários, equipes pedagógicas, a direção e muitas outras pessoas envolvidas. Cada escola tem seu Projeto Político Pedagógico, onde contém tudo o que nela está relacionado (atividades, normas, projetos, etc.). Devemos levar em consideração os aspectos psicológicos dos envolvidos no processo educacional, asmotivações, as realidades de cada um, suas personalidades, etc.
Partindo para a sala de aula, antes mesmo de falar dos discentes, em algumas escolas observamos uma tamanha burocracia que acabam atrapalhando o andamento das aulas. Não digo a chamada, ou lista de presença, mas as outras coisas que partem tanto dos professores (das suas organizações), quanto da administração e direção da escola e tambémdos alunos (seus comportamentos e falta de orientações). O exercício docente é muito desafiador neste ponto. Cada turma tem suas características, seus comportamentos, o professor precisa estar psicologicamente preparado para lidar com inúmeras realidades diferentes todos os dias. Turmas de até cinquenta estudantes ou mais. Salas com estruturas de todos os tipos.
Outra sala importante naescola é a sala dos professores, às vezes se parece com um consultório médico, outras vezes com uma sala de atendimento psicológico, outras vezes ainda com um refeitório, com um palco teatral, e muitas outras comparações que quiserem fazer. Mas, levando a sério, é nesta sala que trocamos experiências com pessoas de diversas áreas do conhecimento, e isso é muito enriquecedor para o bom andamento dasaulas.
Não querendo relatar em detalhes, mas uma observação se faz necessária: Na maioria das escolas públicas brasileiras, todo início de ano a burocracia é maior em relação a lista de presença, ajustes de matrícula, etc., e isso acaba atrapalhando a aula. Ou o professor perde tempo com isso no início ou terá problemas futuros. As burocracias continuam. Às vezes tendem a aumentar. Muitasvezes vale a criatividade dos professores para driblar esta situação. Exemplo disso é o transtorno e tempo envolvido por causa do uso em apenas cinco minutos de uma ferramenta como o livro didático ou simplesmente para fugir do livro didático, para ter uma aula mais “dinâmica”.
Sobre os conteúdos, cada área do conhecimento tem seus conteúdos e não precisamos dizer que os professores devem terdomínio do que irá lecionar, caso contrário sugiro que não entre na sala de aula.
Os objetivos específicos são uma forma de mostrar para os estudantes o que se espera com o que estão estudando. Se estes tiverem noção do quê e do por que estão estudando aquilo então se cumprirá os objetivos planejados. As vezes não é fácil mostrar como devem se comportar, como devem interagir ou...
tracking img