Uma analise de avanços e retrocesso das políticas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo FHC e LULA
Uma analise de avanços e retrocesso das Políticas Publicas

Fernando Henrique Cardoso – FHC
(1 de janeiro de 1995 até 1 de janeiro de 2003)

O Governo FHC inicia com a posse como presidente de Fernando Henrique Cardoso, em 01 de Janeiro de 1995. O período termina em 1 de Janeiro de 2003,quando assume Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil.
Fernando Henrique Cardoso conquistou a Presidência da República, e foi presidente por dois mandatos (de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002). Suas principais marcas foram à consolidação do Plano Real, mas no início do seu segundo mandato, em 1999, houve uma forte desvalorização do real, devido a crises financeirasinternacionais (Rússia, México e Ásia) que levou o Brasil a maior crise financeira da história, além de aumentar os juros reais e aumentar a dívida interna brasileira.
O governo de Fernando Henrique Cardoso também foi marcado pela privatização de empresas estatais, como: Embratel, Telebrás, Vale do Rio Doce e outras estatais. Além da privatização, seu governo também houvediversas denúncias de corrupção, como: a compra de parlamentares para aprovação da emenda constitucional que autorizava a reeleição e também o favorecimento de alguns grupos financeiros na aquisição de algumas estatais.
Mas no governo de FHC também foram criados alguns programas sociais como: A Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e o Vale Gás. A introdução desses programas detransferência de renda, além profundas reformas econômicas produziram efeitos positivos até os dias de hoje. Também em seu governo entrou em vigor a lei de responsabilidade fiscal (LRF) que se caracteriza pelo rigor exigido na execução do orçamento público, que limita o endividamento dos estados e municípios e os gastos com o funcionalismo público.
Os grandes destaques brasileirosforam à implantação do gasoduto Brasil-Bolívia, a elaboração de um Plano Diretor da Reforma do Estado, um acordo que priorizaria o investimento em carreiras estratégicas para a gestão do setor público, aprovação de emendas que facilitaram a entrada de empresas estrangeiras no Brasil e a flexibilização do monopólio de várias empresas, como a Petrobrás, Telebrás e etc.
Mesmomantendo a inflação a níveis baixos, o governo não conseguiu diminuir o desemprego pelo o contrario, ele só aumentou muitas empresas nacionais falidas por causa dos juros altíssimos ou por que não conseguiu competir com os produtos importados.
Os salários dos funcionários públicos também não tiveram reajustes significativos, uma forma de evitar a inflação e controlar os gastospúblicos, o que não adiantou muito, pois a inflação no governo FHC chegou a 12,5 %.
Na questão fundiária, destacou-se a atuação do MST (Movimento Sem Terra), entidade de oposição que ficou famosa por incentivar invasões de propriedades consideradas improdutivas.
No plano internacional, o governo Fernando Henrique Cardoso tacou-se na iniciativa de fortalecer oMERCOSUL (Mercado Comum entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).
O governo de Fernando Henrique Cardoso teve fim no dia 1º de Janeiro de 2003, com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

Luiz Inácio Lula da Silva - LULA
(1 de janeiro de 2003 até a atualidade)


Luiz Inácio Lula da Silva, ex-metarlúgico e ex-presidente doPartido dos Trabalhadores – PT inicia com a posse como presidente em 01 de Janeiro de 2003, depois de ganhar as eleições em 2002 com a maioria dos votos da população brasileira, que o tornou o presidente mais votado da historia do país.
O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Promoveu o...
tracking img