Uma analise da familia contenporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As migrações resultam em novas descobertas, formações de Estados Nação, extinções de populações, ou seja, desorganização territorial. Nas palavras de Garnier (1980 p.191), “O movimento dos indivíduos, que remonta a tempos pré-históricos, vem prosseguindo incessantemente durante milhares de anos, e a atual distribuição do homem pela superfície da terra muito se deve a isso”. Odinamismo das migrações foi tomando novas formas, porém permanece a busca por melhores condições de vida. Dar-se enfatiza a questão econômica como mola propulsora das migrações, contudo, salientando que o pesquisador da temática não deve apenas associar a migração fatores meramente econômicos, uma vez que existe um conjunto de relações sociais e culturais que envolvem cada mobilidade.

No Brasil, osmovimentos populacionais internos permanecem desde a colonização européia, produzindo e reproduzindo novos espaços, Baumfeld e Lemos (1979, p.357 -358) argumentam:

As migrações internas são, em grande parte, determinadas pelos fluxos de capital e pelas características do desenvolvimento econômico e têm papel de importância nas transformações socioeconômicas, coincidindo muitas vezes a mobilidadeespacial com a mobilidade social, produzindo transformações na composição e na estrutura das classes sociais.

A migração interna esteve e estará ligada à busca de sobrevivência de trabalhadores excluídos ao longo da história do Brasil, tendo em vista que o desenvolvimento econômico implica na ampliação das desigualdades sociais, aprofundando as divisões de classes.
Compreender aestratificação social estabelecida no Brasil requer estudos dos processos migratórios internos, especialmente os temporários, onde há transformações nos locais que ofertam o trabalho transitório, assim como nos de residência. A migração temporária geralmente está relacionada às atividades do setor primário, em que trabalhadores de menor poder aquisitivo deslocam para áreas que ofertam o trabalho e retornampara seu espaço de origem no término das atividades.

DESENVOLVIMENTO
A mobilidade temporária não é recente, ou seja, é um processo que vem passando por várias gerações, avós, pais que criam os filhos com o dinheiro que ganham na colheita de café, no corte de cana-de-açúcar, entre outras atividades.
Everett Lee (1980, p. 103) afirma que “(...) a decisão de migrar nunca é completamenteracional, sendo que para algumas pessoas a fundamentação racional é bem inferior à irracional”. A decisão de migrar é individual ou em familiar pode ser motivada por um conjunto de fatores, no caso específico do Sr. João Soares o que predominou foi o econômico, migrou aos oito anos e posteriormente aos dezesseis; afastar dos pais, do lar representa uma ruptura dos vínculos familiares, da escola, dosamigos, ou seja, do cotidiano do lugar.
As migrações internas temporárias, implicam sempre a volta ao habitat inicial, sejam ou não periódicas, os errantes não abandonam o lugar de residência; ao retornarem podem sentir mais afetividade pelo espaço de vivência ou simplesmente topo fobia, sem saber a qual local pertencem.

O migrante vive num mundo onde a globalização dispensa fronteiras, mudaparâmetros diariamente ostenta luxos, esbanja informações, estimula consumos, gera sonhos e finalmente, cria expectativas de uma vida melhor. Muitos países crescem pouco ou nada, enquanto isso as disparidades entre ricos e pobres aumentam, estas desigualdades contribuem para aumentar o desejo e até mesmo a necessidade de migrar para outros países. Com as transformações rápidas e profundas geradas pelaglobalização têm tido um grande impacto sobre os movimentos migratórios, de forma segmentada e contraditória. Exceto no caso dos conflitos armados e os desastres naturais, a globalização é o principal fator que ativa os movimentos migratórios entre os países e determina seus contornos. O aspecto mais marcante entre a globalização e migração é como a migração é limitada e restrita dentro do seu...
tracking img