Uma análise e aprofundamento sobre os novos contextos da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA ANÁLISE E APROFUNDAMENTO SOBRE OS NOVOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO

Luciano Fernandes¹

RESUMO

O presente artigo apresentará uma análise e aprofundamento sobre os novos contextos da educação com o objetivo de levantar questões referentes ao futuro da educação no Brasil. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica com apontamentos de autores renomados na área da educação. Com esta pesquisa,pôde-se aprofundar o tema e abrir novas discussões sobre o contexto da educação no Brasil.

Palavras-chave: Mudança Organizacional, Centralização da Educação, Descentralização da Educação.

ABSTRACT

The present article presents an analysis and deepening about the new contexts of education in order to raise questions about the future of education in Brazil. The methodology used was literaturewith notes of renowned authors in the field of education. With this research, we could deepen the theme and open new discussions about the context of education in Brazil.

Keywords: Organizational Change, Education Centralization, Decentralization of Education.

Introdução
O presente trabalho apresentará uma análise crítica e um aprofundamento sobre os novos contextos da educação considerando osprocessos de mudança organizacional nos âmbitos educativos, o dilema da centralização versus descentralização e os conflitos gerados pela Globalização. O objetivo é de aprofundar e contribuir através da exposição de ideias embasadas em experiências e bibliografias, o que resultará em uma ampliação do tema.
Vemos os processos de mudança nas organizações públicas, mais especificamente em políticaseducacionais, no qual este trabalho está direcionado, como necessário e urgente. As mudanças estão acontecendo, porém de forma muito lenta quando observamos e comparamos a outros segmentos sociais. Isso porque a educação trata de um enfoque subjetivo e imensurável, a cultura, princípios, ideologias, poder e valores de uma sociedade. E estas variáveis subjetivas é que trarão os resultados nos quais nãosabemos nem imaginamos os efeitos que decisões importantes sobre políticas públicas direcionadas para a educação irão causar.
Falar de políticas públicas em educação não é a mesma coisa que falarmos sobre políticas aplicadas na área da saúde. Para reduzir o índice de doenças sexualmente transmissíveis, pode-se intensificar a distribuição de preservativos. O resultado é a redução deste indicador.Porém, ações referentes aos critérios de avaliação só poderão ser medidos quando esta geração já estiver atuando na sociedade através de suas atitudes, comportamentos, empregabilidade entre outros. Não podemos saber apriore os resultados das ações tomadas. E para diminuir o índice de erro dos possíveis efeitos que as decisões referentes a educação podem refletir, é que aprofundaremos os processosde cambio.

Mudança organizacional nos sistemas educacionais
Em março de 1994, ao iniciar uma aula de informática em uma Universidade da região sul do país, um aluno que estava iniciando seus estudos na área de Administração de Empresas, expôs para seus colegas e para o professor, no qual também era o Coordenador do curso de Graduação em Ciências da Computação, que havia lido a respeito de umanova tecnologia que se chamava INTERNET. Como não havia entendido muito bem o que era realmente INTERNET, questionou ao professor – Professor, o que é esse negócio chamado INTERNET? Então o professor levou a turma para sua sala reservada e apresentou de forma muito sigilosa aquela nova ferramenta. Na época a Universidade possuía aproximadamente 6 (seis) mil alunos. Também é interessante lembrar que otal professor era o Coordenador do Curso de Graduação em Ciências da Computação. Isso significa que, logicamente, ele seria a pessoa mais apropriada para ser o primeiro a usufruir desta nova ferramenta. Após 2 (dois) anos já havia um prédio de dois andares com 12 (doze) salas e em cada sala 40 (quarenta) computadores ligados na World Wide Web.
Na mesma década, o Presidente do Brasil Fernando...
tracking img