Uma análise sobre as teorias curriculares presente no filme “entre os muros da escola”

Páginas: 5 (1090 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
A Escola que temos e a Escola que queremos: Uma análise sobre as Teorias Curriculares presente no filme “Entre os Muros da Escola”

No filme francês “Entre os Muros da Escola” a função escolar se apresenta de maneira tradicional, ou seja, a instituição escolar pauta-se em reproduzir os ideais da elite francesa. O fato se explicita no momento em que o professor Marin ensina o “imperfeitodo subjuntivo” e uma aluna questiona o uso no cotidiano, alegando haver falta de usualidade do tempo verbal pelas pessoas.
Nesse sentido, devemos lembrar que,

[...] no passado, as escolas, em sua maioria, atendiam a alunos de classes sociais privilegiadas que dominavam a variedade de prestígio da língua e estavam inseridos em entornos microculturais caracterizados porpráticas de letramento valorizadas socialmente. Escolas com essa configuração compunham grupos sociais cujos membros vivenciavam, de modo naturalizado, práticas de letramento marcadas por níveis expressivos de escolarização. Hoje, com a universalização do acesso à educação básica, muitas escolas atendem a alunos cujas variedades lingüísticas e práticas de letramento se distanciam daquelas valoradase requeridas em espaços sociais caracterizados pela cultura escolarizada.[1]

No entanto, o professor Marin não demonstra que a linguagem é um marcador social, esclarece o que “imperfeito do subjuntivo” é um modo diferente de falar, mas foge das exemplificações e não diz em quais situações e com quais finalidades usá-lo.

Desse modo,

não nos parece maispossível a adoção de posturas que concebam a abordagem gramatical com fim em si mesma – quer isso se dê em nome de levar a ciência para a escola, quer se dê em nome de facultar aos alunos a apropriação de conhecimentos enciclopédicos sobre a língua como sistema[2].

A ação do docente mostra que os conhecimentos são totalmente desvinculados do cotidiano dos alunos. A escola apresenta-se tãosomente como uma reprodutora de conhecimento, não havendo uma reflexão a respeito dos mesmos. Em outras palavras, a sala de aula deveria ser vista “não mais como um lugar de transmissão de conteúdos, mas como lugar de interação, de intersubjetividade, de diálogo entre sujeitos, professores e alunos, portadores de diferentes saberes. São esses saberes do mundo vivido de professores e alunos que seconfrontam e dialogam com os conhecimentos sistematizados (científicos e escolares), e que vão produzir novas possibilidades de ação pedagógica”[3].

Na visão do filme o aluno é o objeto do ensino, cabe a ele somente ouvir, “entender” e reproduzir aquilo que foi estudado em sala de aula, tendo um comportamento submisso; deixando explicito que a autoridade do professor é indiscutível onde énecessário pedir para se levantar, tirar o boné para assistir a aula e só falar após levantar a mão.

A relação professor e aluno é vertical, ou seja, há uma hierarquia mantendo certo distanciamento deste, detendo o poder de decisão quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula, etc.

O Currículo escolar visto em “Entre os Muros da Escola” é inflexível: as aulassão exclusivamente expositivas - o professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita a escutá-lo - e disciplinares - os conteúdos estão classificados em disciplinas que são rigidamente delimitadas.

Numa determinada cena o professor de História propõe um trabalho interdisciplinar entre a sua disciplina e a disciplina de francês, onde os alunos poderiam ler algum autor do AntigoRegime. No entanto, o preceptor de francês se nega a partir de vários argumentos, mostrando a sua relutância nesta nova proposta.

A rigidez autoritária do educador e a falta da flexibilidade curricular levam a indisciplina na sala de aula e o distanciamento afetivo do aluno para com o professor.

Numa das cenas o professor exige que uma das alunas leia um texto tirado do livro o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do filme entre os muros da escola
  • Análise do filme Entre os Muros da Escola
  • Análise do filme entre os muros da escola
  • Analise do filme: entre os muros da escola
  • Analise do filme entre os muros da escola
  • Didática Analise do filme "Entre os muros da Escola"
  • Trabalho sobre o filme: Entre os muros da escola
  • Resenha sobre o filme 'entre os muros da escola"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!