Uma análise da família contemporânea”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8


1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho enfatiza a família em nossa sociedade, vamos conhecer um pouco mais dos tipos de famílias existentes em nossa sociedade o que tem mudado nesses últimos anos, quais são as prioridades da família nos dias de hoje, o que esta acontecendo no decorrer dos acontecimentos que engloba eatinge as famílias.
Sabemos que muita coisa mudou e tem mudado nos famílias, coisas para melhorar e coisas para enfraquecer e destruir uma família.

2 DESENVOLVIMENTO
O que é uma família tem o conhecimento básico de que uma família é a base de uma sociedade, ela é um núcleo de convivência, envolvido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto ou mesmo espaço. É a principaldefinição que conhecemos.
Entretanto, esta convivência pode ser feliz e agradável ou infeliz e insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. Morando sobre o mesmo teto? Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivência o amor, ou... um mero abrigo.
Uma das instituições mais antiga é o lar, a famíliatem origem divina, sabemos a que a Bíblia é muito antiga e ela contém vários trechos sobre a família ensinando como ser uma família perfeita. Estou usando a Bíblia por ser um referencial de livro que contém em suas páginas ensinamentos bons, referente às famílias. Quando temos dificuldade com a geladeira, entendemos que o fabricante, que escreveu o manual do usuário, sabe mais sobre o aparelho doque nós. Lemos o manual para resolver o problema. Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, só faz sentido, pois quando Deus escreveu o "manual do usuário", sabia mais a respeito da família do que nós. Precisamos ler o manual para achar como construir e manter bons lares. Encontramos estas instruções na Bíblia.
É, freqüentemente, muito difícil corrigir tantos anos ou mesmo gerações deerros. Temos muitas pessoas achando que por ter vivido em situações de agressão, sem educação, ou por algumas experiências na família que não foram boas pensa em passar para os filhos ou serei assim para o meu marido ou esposa, pois fui criada assim e isso é o certo, pois meus pais me criaram assim, que pensamento meio arcaico.
Mais infelizmente existem muitas famílias vivendo assim, do passadoe não percebendo que está simplesmente destruindo o seu próprio lar. Devemos ter uma visão ampla de uma família feliz e tentar aprimorar-se em prol da continuação de uma família saudável.

TIPOS DE FAMILIAS
Existem vários tipos de família em nossa sociedade que são elas:
 Família Nuclear: Dona-de-casa, marido ou companheiro e filhos do casal ou de um deles.
 Família Uniparental:Dona-de-casa ou dono-de-casa e filhos.
 Família Alargada: Dona-de-casa e/ou marido, companheiro, filhos, parentes e amigos (agregados).
 Sem Família: As pessoas que moram sozinhas.

Acima citamos tipos de famílias que existem em nossa sociedade, mais temos também outros três tipos de famílias que achei bem interessantes para ser incluídos nesse trabalho que as famílias: Família Funcional,Família Moderadamente Disfuncional, Família Disfuncional
A primeira família que chamamos de funcional não existem conflitos nem crises familiar, todos trabalham ou estudam, existe paz com os vizinhos, boas condições de moradia, higiene pessoal e coletiva, vida financeira bem definida.
A segunda família é a moderadamente disfuncional não existe paz familiar por causa de doenças, divórcio, novomembro na família, algum membro que não quer trabalhar, problemas com a justiça, higiene pessoal e coletiva inadequada, condições de moradia pouco precária, vida financeira não suficiente.
E a terceira e última família é a disfuncional, pelo nome já se deve perceber o porquê, pois nessa existem crises e sobrecarga por doenças, morte de um membro, conflitos e brigas entre os pais e os filhos,...
tracking img