Uma análise da família contemporânea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1260 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

JÉSSICA ARAÚJO KATOO

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

SALINAS
2011

JÉSSICA ARAÚJO KATOO

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção Textual Individual.

Prof. Lisnéia Rampazzo, Márcia, Adarly, Sérgio.SALINAS
2011

Introdução

Neste trabalho proponho apresentar alguns dos tipos mais comuns de família que existem e alguns conceitos relacionados com a mesma. A família é a base da sociedade, sendo assim é de extrema importância seus membros manterem a harmonia e a solidariedade, pois dentro de uma estrutura familiar se conserva o mais intenso valor, constituindo assim um conjunto simbólico que seencontra como um material disponível possibilitando a organização do sujeito na sociedade. Os membros de uma família têm muitos tipos de formações morais, é com a nossa família que aprendemos e desenvolvemos nossos muitos atributos, sentimentos, ela também proporciona a nossa evolução pessoal, é com a família que construímos a nossa moral, nosso caráter, a personalidade de cada um, a família é àbase do indivíduo.

Desenvolvimento

A família é um grupo social que varia de acordo com a sociedade na qual ela está inserida sendo também uma família à aglomeração de pessoas relacionadas entre si com algum grau de parentesco, como pelo sangue e/ou um casamento podendo ser, também, entendida, como aquela que decorre da convivência na mesma moradia, aquela fundada em preceitos de convivência eafetividade e cada uma também possuem a sua cultura particular. A partir das interações humanas, surgem instituições, organizações e fenômenos sociais que são fundamentais para a existência dos homens; cada indivíduo vai adquirindo características comuns de outras pessoas na qual ele convive. A família como uma instituição social desempenha funções em qualquer sociedade. As funções maisimportantes exercidas pela família são: a biológica, a de socialização, a social, a assistencial e a econômica, e para a constituição de uma família existe o casamento, que pode ser definido como uma união entre dois indivíduos, e a partir disso, pelo casamento as mesmas tornam-se parentes e o elo matrimonial conecta uma sucessão mais ampla de parentes (pais, irmãos, e outros parentes consanguíneos). Apartir de um casamento se constitui uma família que se completa com os filhos e o exercício da maternidade e paternidade e para a sua reprodução social.

Abordarei a partir de agora alguns conceitos relacionados com o casamento.
Monogamia: È aquela união em que o marido ou a mulher têm apenas um cônjuge sendo essa relação seja estabelecida por uma aliança indissolúvel (até a morte), ou que seadmita o divórcio (como é o caso da nossa sociedade). A lei brasileira permite um novo casamento após o término do casamento anterior.
È ilegal para um homem ou para uma mulher estar casado com mais de um cônjuge num mesmo momento.
Poligamia: È aquela que permite ao marido ou a esposa possuir mais de um cônjuge. Ao casamento de uma mulher com dois ou mais homens se dá o nome de poliandria e ocasamento de um homem com varias mulheres chama-se de poliginia.
Endogamia: Seria um casamento permitido dentro de um mesmo grupo, da mesma tribo. Como uns bons exemplos existem as sociedades primitivas, como o sistema de castas na Índia (pertencer à casta de nascimento determina que as pessoas só possam contrair matrimônio dentro de um mesmo grupo) e algumas famílias do Nordeste brasileiro.Exogamia: união com alguém de fora do grupo, religião, raça ou classe social diferente. Como um bom exemplo temos a sociedade moderna.

Em suma a família pode se apresentar sob três formatos básicos: a nuclear (conjugal: constituída por pai, mãe e filhos), a extensa (ampliada: composta por membros que tenham quaisquer laços de parentesco) a abrangente (inclui os não parentes que coabitem) as...
tracking img