Uma abordagem diferenciada para o ensino das funções orgânicas através da temática medicamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Licenciatura em Química





Gêssica Secchin

Renata Priscilla Cupertino de Souza

Rita de Cássia Gomes





Uma abordagem diferenciada para o ensino das funções orgânicas através da temática medicamentos

















Itapemirim

2012

Gêssica Secchin

Renata Priscilla Cupertino de Souza

Rita de Cássia GomesUma abordagem diferenciada para o ensino das funções orgânicas através da temática medicamentos









Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Química na modalidade à distância da Universidade Federal do Espírito Santo /Pólo UAB-Itapemirim, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Seminários VII.Itapemirim

2012

Introdução

A necessidade de inserir a ciência química num contexto escolar pouco ou nem muitas vezes utilizados nas escolas, fez com que um novo parecer ou uma nova percepção fosse conferida ao tamanho da importância do estudo da química para o desenvolvimento e conhecimento, na perspectiva científica, dos indivíduos. O ensino de ciências era dogmático,centrado em verdades, baseado na transmissão-recepção de resultados, conceitos e doutrinas pouco contextualizadas e voltado para a formação de cientistas, o que excluía do indivíduo, o desenvolvimento de sua capacidade de descobertas e aprendizado a partir de relações obtidas de seu próprio conhecimento, objetivos e aspectos que o envolviam academicamente. Assim, identificamos no tema proposto para esteseminário – “Uma abordagem diferenciada para o ensino das funções orgânicas através da temática medicamentos” – uma forma distinta de promover a aprendizagem significativa ao longo do processo de aprendizado dos alunos. Assim, tornamos a ciência química acessível aos cidadãos em geral, (re) orientamos a visão da química de uma ciência sem interesse para uma prática de conhecimentos tecnológicossobre os diversos fenômenos associadas ao dia a dia do sujeito, e, ainda, desenvolveram-se conhecimentos científicos que auxiliarão decisões do indivíduo, a fim de que este participasse mais ativamente de processos democráticos da sociedade cada vez mais evoluída e tecnológica.

As aulas promovidas ao ensino seja ele no âmbito fundamental, médio ou mesmo no ensino superior, quando planejadas a fimde incluir tanto os aspectos conceituais quanto os procedimentais (procedimentos, processos, habilidades e competências) referidos ao aprendizado da química, esclarecem os conceitos estudados em sala de aula e, comprovam a existência de ações contextualizadas e funcionais a respeito dos diversos processos químicos que comandam nosso organismo e a natureza. Ao desenvolver aspectos comoconhecimentos de ciência, aplicações do conhecimento científico, saberes e técnicas da ciência, resolução de problemas e interação com a tecnologia, o indivíduo estará pronto para exercer seu papel de cidadão do mundo.

A aula, dessa forma, observando os conceitos de funções orgânicas, quando relacionadas aos medicamentos, mostra como existe a formação ou ligação entre os elementos químicos que em suainteração, dão origem a fórmulas que tratam e curam doenças, além das interações que ocorrem no organismo dos indivíduos, ao participarem das diversas reações químicas que mantém o nosso organismo vivo.

A química orgânica é a química de compostos de carbono, os quais são fundamentais para a vida neste Planeta, pois incluem DNAs, moléculas helicoidais gigantes que contêm toda nossa informaçãogenética. Elas incluem as proteínas que catalisam todas as reações em nosso corpo e que constituem os compostos essenciais do nosso sangue, músculos e pele, juntamente com o oxigênio do ar que respiramos, os compostos de carbono fornecem a energia que sustenta a vida.

Apesar de toda relevância do ensino da química orgânica, a qual se relaciona profundamente com os seres vivos e a vida, ainda é...
tracking img