UM TOQUE DE CLASSICOS MAX,WEBER E DURCKEIM

3523 palavras 15 páginas
Durkheim

Durkheim no texto de inauguração das ciências sociais faz um convite aos alunos para o desenvolvimento desta ciência, ainda em estágio inicial, que ocorreria somente na medida em que aqueles que a ensinam, dado seu estágio, tratassem os ali presentes como colaboradores e os auxiliassem no desenvolvimento da pesquisa, não tornando-a fechada a um pequeno círculo.
No texto traz quais são as diretrizes da nova ciência. Para seu desenvolvimento e convencimento dos demais compreende não ser suficiente a apresentação de abstrações, mas de estudos aplicados e sua verificabilidade. Também uma das formas de explicar a sociologia é através da comparação e/ou diferenciação de outras disciplinas. A filosofia, por exemplo, detêm-se no que deveria ser, como a sociedade, que seria obra do desejo da humanidade que achou por bem viver desta maneira. Durkheim critica esta percepção e faz analogia a um sistema ou organismo, que não é colocada a questão da “escolha”, mas como natureza imanente deste a existência nas condições em que se encontra.
p. 41
“Não haveria nada na natureza do homem que o predestinasse necessariamente à vida coletiva; ele próprio a teria inventado e instituído. “
Neste sentido difere a política, que diz o que deve ser, da ciência, “ que diz aquilo que é”.
Utiliza a economia, ou melhor, a receita econômica sobre natureza das coisas para descrever o objetivo da ciência como forma de descrever e compreender a “natureza das coisas”, com a diferença de que a economia parte de uma abstração daquilo que compreende por natural, numa premissa irreal, enquanto à sociologia caberia a observação de qual é “a ordem especial de fenômenos naturais, submetidos à leis regulares...”. Discordando dos historiadores de que os eventos são acidentais, busca uma lógica ou leis que podem ser generalizadas.
Tais leis devem ser compreendidas ou explicitadas através da indução, forma própria do estudo social. Indução é a observação de casos e acompanhamento destes

Relacionados