Um resumo sobre o cromo com base nos dados do dnpm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Cromo
• Principais minerais
O cromo é encontrado em vários minerais nas formas de óxidos e silicatos e não há conhecimento da ocorrência de cromo metálico na natureza devido ao caráter oxidanteda atmosfera e a elevada reatividade do cromo metálico com o oxigênio. O principal mineral é a cromita (cromato de ferro, FeCr2O4). Outro mineral (pouco comum) é a crocoíta ou crocosita (cromato dechumbo, PbCrO4). Há ocorrência nativa, mas é rara.
Os depósitos de cromita resultam da cristalização do mineral no processo de resfriamento do magma. A cromita é um mineral com cristalografiaisométrica, hexaoctaédrico, isento de clivagem, frágil, quebradiço, com fraturas tendendo ao tipo conchoidal. Possui dureza variando de 5,5 a 6,5, densidade relativa entre 4,1 a 4,7, brilho metálico àsubmetálico e traço castanho escuro. Encerra na sua composição proporções variadas de óxidos de cromo, ferro, alumínio e magnésio, além de outros elementos subordinados em quantidades mínimas, da ordem de ppm,como vanádio, níquel, zinco, titânio, manganês e cobalto. Em função da composição dos óxidos presentes, se distinguem as seguintes espécies minerais mais importantes: a cromita propriamente dita(FeCr2O4), a magnesiocromita (Mg,FeCr2O4), a aluminocromita Fe(Cr,Al)2O4 e a cromopicotita (Mg, Fe)(Cr, Al)2O4.
O Ministério de Minas e Energia, em consultoria sobre o perfil da mineração de cromo,classifica a ocorrência dos jazimentos localizados no Brasil em quatro tipos de mineralizações de cromo: O minério tipo grau metalúrgico, de maior importância econômica. Ocorre em camadas tubulares quevariam de centímetros até 2m de espessura com teores entre 30 e 48% de Cr2O3; O minério tipo estratificado por exibir uma alternância de lâminas centimétricas de cromita e serpentinito, dando um aspecto“sedimentar” à rocha, com teores variando de 15 a 30% de Cr2O3; O minério disseminado, com uma faixa de teores entre 10 e 20% de Cr2O3, associado freqüentemente com o tipo fitado ou em corpos...
tracking img