Um resumo sobre a história da língua portuguesa
A língua portuguesa é hoje a 8ª língua mais falada do mundo e a língua oficial de 9 países.
Como língua viva, dinâmica, o Português resultou da evolução e influência de várias línguas de povos invasores da Península Ibérica, desde a língua dos primeiros povos, como a dos Lusitanos, até à dos Romanos. Invasões do território lusitano pelos Visigodos e pelos Árabes deixaram marcas na nossa língua, mas foi o Latim que teve grande influência no nascimento do Português. À medida que Roma conquistava novos povos, obrigava o uso do latim como língua oficial por toda a extensão do Império Romano.
Havia duas espécies de latim: o clássico, falado e escrito pelas pessoas cultas, e o vulgar, apenas falado pelo povo. A modalidade do latim imposta aos vencidos era o latim vulgar e, como os povos vencidos eram diversos e falavam línguas diferenciadas, o latim sofreu alterações distintas em cada região, o que resultou no surgimento dos diferentesromanços e posteriormente nas diferentes línguas neolatinas.
Após as invasões, com as influências e modificações do latim, diversas línguas e dialetos foram constituídos, como o catalão, o castelhano e o galego-português. O galego-português, resultante do romanço, era uma língua falada na faixa ocidental da Península Ibérica (atual território da Galícia e do norte de Portugal), mas, à medida que as suas fronteiras adentravam o sul, esse dialeto alterou-se e acabou predominando. Assim, o galego desenvolveu-se como variante do espanhol, e o português, como a língua de uma nova nação.
Resumidamente, em todos os aspetos - fonética, morfologia, léxico e sintaxe - o português é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do latim vulgar trazido por colonos romanos no século III a.C.

Vejamos agora uma comparação entre palavras do latim clássico, o vulgar e a transformação para o português:
LATIM CLÁSSICO LATIM VULGAR PORTUGUÊS
álacrem [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Um resumo sobre a história da língua portuguesa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Um-Resumo-Sobre-a-Hist%C3%B3ria-Da/460770.html

MLA

"Um resumo sobre a história da língua portuguesa" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Um-Resumo-Sobre-a-Hist%C3%B3ria-Da/460770.html>.

MLA 7

"Um resumo sobre a história da língua portuguesa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Um-Resumo-Sobre-a-Hist%C3%B3ria-Da/460770.html>.

CHICAGO

"Um resumo sobre a história da língua portuguesa." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Um-Resumo-Sobre-a-Hist%C3%B3ria-Da/460770.html.