Um Recorte Teatral no Contexto Moderno e Pós-moderno Abordando Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues) e Hamlet-máquina (Heiner Müller)

1891 palavras 8 páginas
Um Recorte Teatral no Contexto Moderno e Pós-moderno
Abordando
Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues) e Hamlet-máquina (Heiner Müller)

O Modernismo brasileiro pretendia romper com as tradições europeias. Dizia-se entre os modernistas que as formas tradicionais de arte estavam esgotadas. Necessitava-se de uma nova cultura e, principalmente, de uma cultura mais brasileira. Deveria haver uma ruptura radical com o domínio cultural europeu. E, dessa forma, poder-se-ia chegar a uma espécie de progresso cultural no Brasil.
Como se sabe, o teatro foi muito influenciado pelo modernismo e o Brasil tem como um dos grandes símbolos do teatro moderno o dramaturgo Nelson Rodrigues, que, em 1943, escreve sua segunda peça teatral, Vestido de Noiva.
A peça gira em torno da morte e do fim da vida de Alaíde, que representa de forma ilustrativa a burguesia carioca. Ao morrer tragicamente num atropelamento, Alaíde é levada ao hospital. Ao mesmo tempo em que os médicos tentam salvá-la, mostra-se uma viagem de caráter psíquico que resgata memórias do seu passado, do acidente e do seu casamento. Descobre-se que o homem com quem Alaíde iria se casar foi namorado de sua irmã, Lúcia. Ainda nesse plano, nota-se a presença ilustre de Madame Clessi, uma antiga prostituta da cidade do Rio de Janeiro, que foi assassinada pelo namorado.
Essa peça é vista como um divisor de águas do teatro no Brasil. Possui um caráter revolucionário, não só do ponto de vista estético, mas também estrutural, e dialoga com a recepção do público que, ao início da peça, apresenta-se confuso por esperar uma estrutura dramática com início, meio e fim, que se passa em um único espaço de tempo e com diálogos diretos e ultra-realistas.
Vestido de Noiva possui uma estrutura nova que se divide em três planos. Esses planos se alternam com o desenvolver da peça. O primeiro é o plano da realidade, que se passa logo após o atropelamento de Alaíde. Neste plano, mostra-se o trabalho dos médicos que tentam salvar sua

Relacionados

  • 4223040779
    87631 palavras | 351 páginas
  • Artes cênicas
    117786 palavras | 472 páginas