Um pouco sobre o carnaval de minas gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ouro Preto, Diamantina, Pompéu ou São João Nepomuceno.
Não importa a cidade ou a região mineira. Em todas elas, a folia de Momo vira lei a partir do dia 5 até 8 de fevereiro, durante os quatro dias de Carnaval, de sábado a terça-feira. As folias fazem parte do calendário de eventos elaborado pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais.
Em São João del-Rei, que já foi considerado o melhorCarnaval de Minas e o quarto melhor do Brasil, não haverá o tradicional desfile de escolas de samba. A Prefeitura local alega falta de tempo e de dinheiro para preparar a folia de rua, mas promete um carnaval de qualidade para 2006.
E garantiu recursos para o pré-carnaval da cidade, de 1 a 4 de fevereiro, com o desfile das bandas do Pão Molhado, Copo Sujo, Alvorada, Domésticas e Lesma Lerda, e para osblocos que saem às ruas nos dias de Carnaval.

Ouro Preto
Na antiga Vila Rica, o Bloco Zé Pereira é a maior tradição de Ouro Preto. Tem mais de 130 anos e foi fundado pelos lacaios, empregados do Palácio do Governador. As principal alegorias são os bonecos com mais de dois metros de altura.
Os blocos chamados independentes são: a Bandalheira, que satiriza os tempos da ditadura militar, unindodoutores, pedreiros, operários e estudantes; o Cordão Banjo de Prata, fundado em 1934, e que revive o clima dos carnavais da década de 20; e o Balanço da Cobra que tem um boneco que dá nome ao bloco e também satiriza os políticos.
O Bloco da Diretoria surgiu da amizade de um grupo de estudantes nascidos em Ouro Preto e que são chamados de nativos. Foi esse grupo que decidiu fundar o bloco em 1993.O símbolo é a gravata. Tem ainda os blocos Funerária, Vermelho & Branco e Conspirados. Ouro Preto fica a 95 km de Belo Horizonte. Outras informações pelos telefones (31) 3559-3200/3251.

Diamantina
Segurança, com circuito de TV nas ruas, conforto, com sanitários reservados, vendas organizadas de bebidas e alimentação. Assim, será o Carnaval em Diamantina, a 290 km de Belo Horizonte, conformepromessa dos organizadores, Prefeitura e iniciativa privada. A área VIP vai funcionar no Mercado dos Tropeiros.
Os blocos são: Bartucada, De Volta ao Passado, Torcida Organizada Diamante Azul, Chica, Vila Formosa, Sapo Seco, Vai Quem Quer no Pé da Serra e Xai Xai. Outras informações: sectur@cite11.com.br ou (38) 3531-9528.

Pompeu
Em Pompéu, a 164 km de Belo Horizonte, na região Centro-Oeste deMinas, o Bloco Reduto completa 10 anos e espera a presença de oito mil foliões. São quatro dias de muita alegria com a participação de bandas de renome nacional: a Cheiro de Amor, Jammil e Uma Noites, Gil Melândia e Chica Fé. O bloco será puxado pelo Trio Elétrico Predador, considerado um dos 10 melhores do Brasil, com muita tecnologia de som e luzes.
O Bloco Reduto vai oferecer área comcamarotes VIPs e uma boate itinerante para os foliões que gostam de ver o sol raiar. Informações: reduto.com.br, Pompeu.mg.gov.br ou pelo telefone (37) 3523-2424.

São João Nepomuceno
O Carnaval em São João Nepomuceno, na Zona da Mata, a 318 km de Belo Horizonte, é considerado um dos melhores de Minas. Na praça Tancredo Neves, desfilam as escolas de samba e os blocos caricatos, além de um concurso defantasias nas categorias luxo e criatividade.
Na praça Coronel José Brás, é montado um palco para a apresentação de bandas e barraquinhas, onde os foliões se ajuntam para dançar e se divertir. A folia em São João Nepomuceno conta ainda com a irreverência do Bloco do Barril, que desfila há 30 anos. A origem do nome são os barris de cachaça da região. Vários litros da bebida são distribuídos paraos membros do bloco e foliões que acompanham o cortejo. E os homens são obrigados a se fantasiarem de mulher para poder desfilar. Informações: sjnepomuceno.mg.gov.br ou pelo telefone (32) 3261-1285.

Congonhas
A 89 km de Belo Horizonte, Congonhas começa sua folia no sábado de Carnaval, com a participação dos blocos caricatos e a entrega da chave da cidade ao Rei Momo pelo prefeito. No domingo,...
tracking img