Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteudos: os conhecimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA
(César Coll, Elena Martín, Teresa Mauri, Mariana Miras, Javier Onrubia, Isabel Solé e Antoni Zabala)
Capítulo 1 - OS PROFESSORES E A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA (Isabel Solé e César Coll)

* OS PROFESSORES, SUAS TEORIAS E A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA
A concepção construtivista é um referencial explicativo. Um conjunto articulado de princípios que ajudamdiagnosticar, julgar e tomar decisões fundamentais sobre o ensino.
Situações de ensino aprendizagem – complexas – os professores precisam recorrer a determinados referenciais que guiem, fundamentem e justifiquem sua ação.
Teorias – interpretar, analisar e intervir na realidade.
Teorias devem fornecer instrumentos de análise e reflexão sobre a prática, sobre como se aprende e se ensina, sobre comoinfluem na aprendizagem e no ensino as diferentes variáveis que interferem nesse processo.

* OS PROFESSORES E A ESCOLA
Dimensão social do ensino – projeto social – instituição social.
Conteúdos de aprendizagem – produtos sociais, culturais.
O professor – agente mediador entre indivíduo e sociedade.
O aluno – aprendiz social.
Desenvolvimento humano – é um desenvolvimento cultural,contextualizado.
Escola – é uma instituição social.
Universo de RELAÇÕES (participação e colegialidade são meios indispensáveis para garantir que o ensino seja coerente e de qualidade).
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – Planejar, proporcionar e avaliar o currículo ótimo para cada aluno, no contexto de uma diversidade de indivíduos que aprendem.
PROFESSOR – função formativa – que exige poder atuar e poderrefletir sobre a atuação – que torna necessário referenciais para análise – objetivos – projeto compartilhado – que considere como elemento a DIVERSIDADE.

* A CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E DO ENSINO
* Escola, cultura e desenvolvimento
Vivemos imersos numa cultura e nos desenvolvemos ao entrarmos em contato com os inúmeros elementos dessa cultura – inúmeras práticaseducativas. A escola é uma instituição que nos ajuda a mergulhar no mundo da cultura.
A educação escolar promove o desenvolvimento na medida em que promove a atividade mental construtiva do aluno, responsável por torná-lo uma pessoa única, irrepetível, no contexto de um grupo social determinado.
A escola torna acessíveis aos alunos aspectos da cultura fundamentais para seu desenvolvimentopessoal considerado globalmente, incluindo o âmbito cognitivo, as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras.
* Aprender é construir
Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender. Essa elaboração implica aproximar-se de tal objeto ou conteúdo com a finalidade deapreendê-lo; não se trata de uma aproximação vazia, a partir do nada, mas a partir das experiências, interesses e conhecimentos prévios que, presumivelmente, possam da conta da novidade.
- ou podemos interpretar com os significados que já possuímos ou
- temos um desafio de modificar nossos esquemas de conhecimento para dar significado ao novo.
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – não se trata deacumulação de conhecimentos, mas de integração, modificação, estabelecimento de relações e coordenação entre esquemas de conhecimento que já possuímos.
- APRENDIZAGEM ATIVA – não existe passividade diante do objeto de conhecimento.
* Uma construção peculiar: construir na escola
Os conteúdos escolares constituem uma seleção daqueles aspectos da cultura que contribuirão para odesenvolvimento dos alunos em sua dupla dimensão de socialização (os aproximam do seu meio social e cultural) e de individualização (o aluno construirá sobre esses aspectos uma interpretação pessoal e única).
Essa construção pessoal deve ser orientada no sentido de aproximar-se do culturalmente estabelecido, compreendendo-o e podendo usá-lo de múltiplas e variadas formas.
Ensino é um processo conjunto,...
tracking img