Um pequeno tutorial para dimensionar eixos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um pequeno tutorial para dimensionar eixos.

Depois que eu tirei as teias de aranhas das minhas apostilas do IMEP (poxa já fazem 20 anos; espero não ter cometido nenhum equivoco).

Pra começar:Quando você projeta, dimensiona um eixo ideal de forma prática (não acadêmica), os cálculos  determinam o diâmetro do núcleo, ou seja a parte do perfil do eixo que não inclui os rasgos de chavetas,entalhes etc... O motivo disso, é evitar quebras por fadiga; a região do eixo onde esses elementos estão apresenta resistência mecânica baixa e causam concentração de tensões (vide desenho).Submetendo uma torção sobre um eixo, existe uma deformação elástica (zona elástica), o limite admissível  é chamado "tensão limite", alem disso as deformações são permanentes, entorta, rompe, ou tem a vidaútil diminuída (vide a Lei de Hooke). No calculo de eixos pode se considerar muitas variáveis, contudo isso não é a finalidade desse tutorial.
 

Carregamento - Um eixo não deve nunca chegar ao limiteda plasticidade, para a grande maioria dos eixos considera-se como fator de segurança um carregamento tipo III (alternado, a força é aplicado hora num lado hora no outro). Geralmente os eixos são deaço SAE 1020 laminado, segundo a tabela BACH, a "Tenção Tangencial" (tenção de torção limite admitida) com um carregamento tipo III, é de  3 kgf/mm2 (para outros materiais você deve consultar a tabelado fabricante).

Legenda:
Obs.: Algumas variáveis possuem com símbolo letras gregas, como não tenho a fonte usei as substituições abaixo.

Tt = tenção de torção limite
Mt = momento torçor
Jt= Momento de inercia
Wt = Módulo de resistência
d = Diâmetro
P =  Pi (3,14)
^ = potenciação
x = multiplicáão
/ = divisão
MPa = Megapascal
N = newtons/m2
m = metro

Formulas práticas

Jt= (P x d^4) / 32   
 
Wt = (P x d^3)/ 16

Tt = (Mt x r) / Jt  ou Tt = Mt / Wt

Tt (em Pa) = Mt (em N)  / P x d^2 (em m)

O calculo de eixos geralmente levam em consideração apenas a...
tracking img