Um pequeno resumo do ensino de história no brasil

O ensino de história sempre esteve presente nas escolas elementares ou escolas primárias brasileiras. Inicialmente a história foi objeto de poucos estudos nas escolas encarregadas de alfabetizar, masà medida que se organizava e se ampliava esse nível de escolarização exatamente na década de 70, sua importância foi ampliada como conteúdos. Esses conteúdos passaram a ser elaborados para construiruma ideia de nação associada à de pátria, integradas como eixo indissolúvel.
Conteúdos esses que foram encarregados de veicular uma “história nacional” a questão da “identidadenacional” esse era o objetivo pedagógico. Porem o ensino de historia era previsto apenas para a ultima etapa do ensino na escola primaria, de forma muito limitada, pois a criação da escola primaria ocorreuapenas em alguns centros urbanos mais desenvolvidos.
Essa limitação também se dava dentro das instituições de ensino, pois as autoridades educacionais exigiam dos professores apenas a parteobrigatória da história, que se resumia na leitura e escrita, noções de gramatica, princípios de América, e em especial o sistema métrico, pesos e medidas e o ensino da doutrina religiosa. Portanto amoral cívica vinculava-se à moral religiosa.
Ou seja, eram comuns de utilização e preleções com histórias sobre a vida de santos, personagens que serviam como exemplos de caráter, demoral e de fé, esses personagens vistos como santos tornavam-se muitas vezes verdadeiros heróis pelo martírio. O ensinamento de história sagrada e os estudos da história da pátria seguiam os mesmosprincípios.
Mesmo sendo optativo o ensino da pátria em algumas instituições de ensino, os inspetores forneciam aos professores conteúdos para serem ensinados com os mesmos princípios, essesestudos eram dados através das narrativas da vida e dos feitos de grandes personagens da vida publica. Personagens selecionados como exemplo moral para as futuras gerações.
Essa narrativa...
tracking img