Um paralelo entre ana nery e florence nightingale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Enfermagem

Estabelecendo um paralelo entre
Anna Nery e Florence Nightingale

Curso: Enfermagem - 1º periodo

Aos 13 de Dezembro de 1814, nasceu Anna Justina Ferreira, na cidade de Cachoeira, na vila Cachoeira, de Paraguaçu, na Província da Bahia. Casou-se com o capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery, enviuvando-se aos 30 anos, devido a uma meningitecérebro-espinhal fulminante, deixando-a com 3 filhos : Justiniano de Castro Rebelo, Antônio Pedro e Isidoro Antônio Nery Filho, sendo o primeiro e o último oficiais do exército.
Em 1864, iniciou-se a Guerra do Paraguai e todos os moços do Brasil foram chamados para defender a pátria. Os filhos, irmãos e sobrinhos de Anna Nery, apresentaram-se como voluntários. Não suportando a separação da família eno desejo de ser útil ao Brasil, ela escreveu uma carta ao Presidente da Província da Bahia Sr. Manoel Pinto de Souza Dantas, pedindo-lhe licença para acompanhá-los, na qualidade de enfermeira. Deferido o pedido, o Presidente da Província expediu ordens ao Comandante do Conselho das Armas para que Anna Nery fosse contratada como a primeira enfermeira brasileira na Guerra do Paraguai. Ocomunicado oficial foi publicado e ela então partiu para Salvador e foi incorporada ao décimo batalhão de voluntários (Agosto de 1865).
A prática de cuidar dos doentes, ela adquiriu em Salvador, com as irmãs da Ordem São Vicente de Paulo, considerado “o pai da caridade”, pela Igreja Católica. Com as freiras vicentinas, aprendeu noções de higiene pessoal, primeiros-socorros, aplicar injeções, controlarhemorragias, dissecar feridas e fazer remédios caseiros, como um à base de pimentão amarelo, potente antiinflamatório. Porém, a habilidade ambulatorial que mais se revelaria útil nos campos de batalha foi a cauterização, feita com uma lâmina quente (geralmente facão), que salvaria muitas pernas, braços e vidas. Das vicentinas, a dedicada aprendiz ganhou o título “Grande Irmã da Caridade Leiga”. Elacuidava dos ferimentos físicos, mas foi também uma enfermeira de almas, pelo poder de resgatar à auto-estima e a vontade de viver dos espíritos estilhaçados pelos traumas orgânicos e psicológicos, de uma guerra que cobriu de sangue e de vergonha a história de quatro países da America Latina: Brasil, Argentina e Uruguai, unidos na chamada Tríplice Aliança, contra o Paraguai de Francisco Lópes.Para Anna Nery, não importava se o ferido fosse amigo ou inimigo, todos eram homens e mereciam cuidados. Conta-se que, mesmo correndo o risco de enfrentar a corte marcial e o pelotão de fuzilamento, ela chegou a libertar oficiais paraguaios submetidos a torturas para passarem informções ao inimigo.
A figura da enfermeira curando os feridos no campo de batalha e aplicando “remédios milagrosos”fixa, de certa forma, uma imagem aliviadora dos sofrimentos. Durante toda a campanha, prestou serviço ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações.
Dentre as ações desenvolvidas por Anna Nery nos hospitais militares destacaram-se as noções de higiene (corte de cabelos e barbas), lavagem de roupas de cama e roupas dosferidos, uso de cal para evitar piolhos, assepsia corporal(banhos diarios), trouxe sol e luz e implementou a higiene nas enfermarias, bem como alimentou os feridos.
Viu morrer na luta um de seus filhos e, terminada a guerra, regressou a sua cidade natal (em 1870), onde lhe foram prestadas grandes homenagens, entre elas condecorações com as medalhas de Prata Humanitária e de Campanha, dadas peloGoverno Imperial. Recebe da mão do Imperador Dom Pedro II, uma pensão vitalícia, com a qual educa quatro órfaos recolhidos no Paraguai. Tendo entrado na história como nossa primeira enfermeira voluntária, numa época em que ainda não havia profissional de nível universitário nessa área, a destemida filha da cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, foi quem contribui para que os brasileiros se...
tracking img