Um olhar vygotskiano sobre a surdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM OLHAR VYGOTSKIANO SOBRE A SURDEZ.

Denielli Kendrick - Professora Especialista em Educação Especial; Pedagoga; Intérprete de Libras/Língua Portuguesa


Esse trabalho apresenta algumas considerações sobre o sujeito surdo, seu desenvolvimento cognitivo e a importância da linguagem nesse processo. Tendo como base teórica os estudos realizados porVygotsky, que em sua concepção histórico-cultural analisa aspectos tipicamente humanos afirmando que tais aspectos são resultados das interações dialéticas do homem com o meio social. Analisar o surdo nesse contexto proporciona uma discussão relevante especialmente para valorizarmos sua língua e possibilitar um olhar diferenciado sobre sua educação.
Os surdos por muito tempo foram consideradospessoas impossibilitadas de serem educadas formalmente, se acreditava que o déficit auditivo causasse retardamento mental. Desse modo, é possível entender porque os surdos passaram anos sendo isolados da sociedade, assistidos em hospitais psiquiátricos, asilos e mais tarde em escolas especiais. Pouco se estudava sobre o desenvolvimento cognitivo do surdo, mas uma figura se destacou nesse sentido:Vygotsky. Nos seus estudos em Defectologia, onde trata sobre as questões da educação especial, relata que a educação e o desenvolvimento do sujeito surdo são as questões mais complexas da pedagogia especial, pois em sua grande maioria os surdos não desenvolvem a linguagem em sua forma oral.
Sabe-se que a linguagem foi uma preocupação nos estudos de Vygotsky, estudou-a e a deu um lugar de destaque emsua teoria, abordando-a em seu aspecto funcional e psicológico, entendendo a linguagem como constituinte do sujeito. A linguagem corresponde ainda a uma das habilidades especiais e significativas dos seres humanos. De acordo com Rego (1995), Vygotsky afirma que a conquista da linguagem é um marco no desenvolvimento do ser humano, onde a linguagem expressa o pensamento e organiza-o. Por isso alinguagem é duplamente importante. É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro. A linguagem desempenha uma função essencial na formação do pensamento e do caráter doindivíduo.
Vale ressaltar as idéias de Goldelf (1997) a respeito dos estudos de Vygotsky e suas aplicações no desenvolvimento de crianças surdas. A pesquisadora considera que voltado à criança surda com atraso de linguagem, surgem questionamentos sobre seus pensamentos, se existe realmente o desenvolvimento das falas egocêntricas e interior, que possibilite o encontro entre pensamento elinguagem, e se a linguagem consegue cumprir suas funções na comunicação, organização e planejamento das funções mentais superiores. Salienta a autora, que as crianças surdas, mesmo aquelas que não são expostas à língua de sinais e não recebem nenhum tratamento fonoaudiológico para adquirir a língua oral, adquirem alguma forma rudimentar de linguagem, simbolizam e conceituam, pois convivem socialmente,interagem e se comunicam de alguma forma. O que acontece é que por não terem acesso a uma língua estruturada, com status lingüístico a qualidade e quantidade de informações e assuntos abordados são inferiores àqueles que os sujeitos ouvintes na maioria têm.
Nessa perspectiva, o sujeito surdo que utiliza língua de sinais pode sim desenvolver a linguagem como reguladora do pensamento. Alíngua de sinais tem o mesmo status lingüístico que as línguas orais. Vários pesquisadores (QUADROS, PADENN, SKLIAR) apontam que a língua de sinais é comparável em qualquer complexidade e expressividade a quaisquer línguas orais, tem sua própria estrutura gramatical, o que muda é o canal de comunicação, na língua de sinais é visual-espacial e não oral-auditiva. A linguagem possui uma estrutura...
tracking img