Um olhar sociolinguístico sobre as interações do teletandem: diversidade e variações linguísticas

8577 palavras 35 páginas
Daniela Nogueira de Moraes Garcia

Um olhar sociolinguístico sobre as interações do teletandem: diversidade e variações linguísticas
Daniela Nogueira de Moraes Garcia
Universidade Estadual Paulista

Resumo: Este artigo enfoca a diversidade e as variações linguísticas nas interações por emails e chats nas parcerias de teletandem. Partindo-se da interface entre aquisição de língua estrangeira e a sociolinguística, abordamos as variantes linguísticas sob a perspectiva das variações sociais da língua, em especial com relação à norma culta e popular da língua portuguesa no contexto teletandem. Buscamos, na Sociolinguística, luz para as análises e enfoques que pretendemos fazer nas interações de teletandem e discorremos sobre o
Projeto Teletandem Brasil, suas ideias e orientações teóricas, a partir de dados coletados.
Os resultados deste estudo revelam que as variações nas produções dos estrangeiros, aprendizes do português, são oriundas de flutuações entre a norma culta e a coloquial por ainda não apresentarem plena competência comunicativa na língua-alvo.
Palavras-chave: Sociolinguística; teletandem; variação linguística; adequação linguística.

INTRODUÇÃO
No processo de ensino e aprendizagem de línguas, questões de diversas naturezas emergem e nos fazem pensar na diversidade da linguagem e nos aspectos que a constituem. O contexto tandem, que diz respeito à troca de conhecimento em línguas estrangeiras, é bastante propício para que consideremos a diversidade e as variações linguísticas por permitir que, com naturalidade, questões como estas aflorem. No Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (Telles, 2006), parcerias entre alunos universitários são promovidas pela mensageria instantânea via aplicativos gratuitos como Windows Live Messenger, Skype e ooVoo, a fim de que o acesso ao conhecimento, às línguas, falantes e cultura seja proporcionado e que ações de aprender ocorram de forma autônoma e recíproca.
Segundo

Relacionados

  • sociolinguística
    8075 palavras | 33 páginas
  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas