Um olhar sobre...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UM OLHAR SOBRE... CASAS EM BARREIRAS-BAHIA

A cidade de Barreiras, localizada no oeste da Bahia apresenta as consequências visíveis de uma cidade que em algum momento de sua história teve um crescimento acelerado causando problemas em sua estrutura de modo generalizado, inclusive na residencial, da qual falarei nesse relatório.
No centro da cidade pouco sobrou de residência, existe uma grandeárea tomada por comércio. As casas não possuem grande qualidade de arquitetura e mostram aparentemente uma parte da população com um poder aquisitivo mais baixo em comparação com os novos moradores de bairros mais afastados da região central de Barreiras.

Nos outros bairros mais afastados observa-se o contraste. Visitei o bairro Renato Gonçalves e alguns próximos. Foi possível observarverdadeiras mansões, assim como casas mais simples, porém sofisticadas.


Esta foi a primeira casa que eu fotografei. Localizada no Bairro Renato Gonçalves, ela possui uma beleza tradicional e me chamou atenção inicialmente por causa da sua característica que pode ser observada em muitas outras casas na cidade, as inúmeras quedas d’ água.

Essa residência também localizada no bairro Renato Gonçalvespossui uma propriedade interessante. Na cobertura vista na fachada frontal é possível observar uma abertura envolvida por bordas feitas de metal e calhas, as quais não deixam entrar água na casa. Acredito que esta abertura foi colocada para clarear e criar uma passagem de ar na parte superior da casa.
Logo mais a frente visualizei também essa residência. Localizada no mesmo bairro que aanterior. Sua fachada lembra uma casa de fazenda, devido à presença de materiais em madeira do parapeito e esquadrias, que, junto com a paisagem do jardim causa um efeito rústico a moradia. Todavia ela é localizada na zona urbana barreirense.

Esta também é uma bela casa, novamente localizada no bairro Renato Gonçalves. O telhado não é aparente, fato que me chamou atenção, além de na fachada possuiressa enorme janela que também visualizei idêntica em outra casa que veremos mais a frente.
Depois de mostrar casas com diversas águas, poucas, e até mesmo escondidas, gostaria de mostrar essa casa que fotografei nas redondezas da Morada da Lua. Ela apresenta três águas numa modelagem que ficou diferenciada da maioria das outras casas existentes no local e ainda assim não perdeu sua beleza.

Numacidade que cresce bastante como Barreiras, é comum se ver nas redondezas da cidade, e em alguns condomínios, casas projetadas no mesmo modelo, umas do lado das outras. Na imagem abaixo é possível observar uma parte de um conjunto de sobrados que seguiram essa tendência.

Porém há um diferencial básico que me chamou atenção. Em vez de serem todos iguaizinhos, existem diferenças pontuais: primeirona cor da pintura, que consequente mente fez com que fosse escolhido um tipo ou modelo de vidro diferente para ser usado no parapeito de cada varanda no pavimento superior. Na casa verde usou-se um vidro temperado também verde, enquanto que no sobrado de cor branca foi usado um vidro com forro fumê.

Na imagem acima podemos observar uma residência aparentemente mais antiga até mesmo pelaspróprias características da construção.

Destaque para o parapeito na sacada fronte-lateral do pavimento superior que possui uma modelagem semelhante às de um cais construídos nos tempos mais antigos. Assim como destaco também os dois pilares bem diferenciados que aparecem dos lados da porta de entrada e em outros pontos do muro frontal.

A casa mostrada acima me chamou atenção pelo fato de possuirduas garagens. A primeira vista pensava que eram duas casas diferentes, mas na verdade não. Isso me despertou curiosidade para todas as casas que eu olhava eu procurava perceber se tinha mais de uma garagem. E acabou que existem várias e antes isso sempre me passava despercebido.

Essa foi uma das construções que mais me chamou atenção, porém não consegui definir do que se trata: uma...
tracking img