Um olhar sobre o corpo Ontem e hoje

Páginas: 36 (8768 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
UM OLHAR SOBRE O CORPO: O CORPO ONTEM E HOjE*
A GLANCE INTO THE BODY: YESTERDAY’S AND TODAY’S BODY
Maria Raquel Barbosa, Paula Mena Matos e Maria Emília Costa
Universidade do Porto, Porto, Portugal

RESUMO
o entendimento dos sentidos construídos para o corpo na actualidade requer uma caminhada, ainda que breve, pela história, pela forma como o corpo foi pensado e sentido. deste modo, nesteensaio em torno do tema do corpo, propomos pensar nalguns aspectos sociais e culturais, que contribuíram para a construção do corpo na nossa sociedade, a forma como ele tem sido e pode ser olhado e representado.
Palavras-chave: significados do corpo; representações; sociedade
ABSTRACT
to understand the ways in which people make meaning out of the body nowadays, it is necessary to go back in time,even if briefly, through history, through the ways in which the body has been experienced. Thus, it is the aim of these structured reflections, having the body as its focus, to think about some of the social and cultural aspects influencing its construction in our society, how it has been and can be seen and perceived.
Keywords: body meanings; perceptions; society.
1. O corpo na história ou ahistória do corpo
“No corpo estão inscritas todas as regras, todas as normas e todos os valores de uma sociedade específica, por ser ele o meio de contacto primário do indivíduo com o ambiente que o cerca”
(daolio, 1995, p. 105)
a história do corpo humano é a história da ci-
vilização. Cada sociedade, cada cultura age sobre o corpo determinando-o, constrói as particularidades do seu corpo, enfatizandodeterminados atributos em detrimento de outros, cria os seus próprios padrões. Surgem, então, os padrões de beleza, de sensualidade, de saúde, de postura, que dão referências aos indivíduos para se construírem como homens e como mulheres. ao longo do tempo, esses modelos produziram a história corporal, funcionando como mecanismos codificadores de sentido e produtores da história corporal (rosário,2006), percebendo-se que as mudanças que foram acontecendo na noção de corpo foram oriundas das mudanças no discurso.
assiste-se actualmente a uma espécie de reinven-
ção da cultura onde o cyberespaço e a realidade virtual põem em questão a própria existência do real e do seu sentido. Podemos viver afectivamente essa perda, mas ter em atenção que o virtual não se opõe ao real, havendo entre elesuma relação entre o actual e o virtual, um modo próprio de ser do real que se associa a um processo de “desterritorialização”e a novos fenómenos espaço-temporais (tucherman, 2004, p.13). de facto, perplexidade parece ser o sentimento mais frequente experienciado nos nossos dias. vemo-nos incapazes de, ou mal preparados para, entendermos o que constituía a nossa sensação de realidade, aquilo queéramos e o que somos. Surgem então outras questões. Quem somos nós, humanos? o que é ser um corpo? o que é ter um corpo? o que é hoje a nossa corporeidade? Que possibilidades nos são abertas e que experiências nos são possíveis?
assim, para se conhecer os sentidos construídos para o corpo humano no presente, será necessário fazer uma caminhada, ainda que breve, pela História e observar asdiferentes formas de tratar o corpo, a sexualidade, os géneros.
Modifica-se o ambiente, os afectos, e é a pensar num corpo dinâmico, construído pela cultura e pela sociedade que tentaremos falar do corpo e da sua história, entendendo que o mais importante não será a delimitação de datas e épocas, mas a descrição dos traços que se destacaram em determinados períodos, visando compreender melhor o corpo dehoje. É importante salientar que os períodos considerados não se constituem de forma independente uns dos outros, mas vão-se encadeando uns nos outros ao longo do tempo.
Começamos por uma breve passagem pela experiência da polis grega, seguindo pelo cristianismo e suas contrariedades, pela idade Média e pelos tempos modernos e do corpo em crise, terminando com as novas noções de corpo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do artigo Um Olhar Sobre o Corpo: O Corpo Ontem e Hoje
  • De acordo com o texto “Um olhar sobre o corpo: o corpo de ontem e de hoje”, responda:
  • O olhar estrangeiro sobre a África – ontem e hoje
  • Corpo: ontem e hoje
  • Psicomotricidade um olhar sobre o corpo
  • Um olhar sobre o corpo.
  • A pedagogia hoje: olhar sobre a complexidade
  • RESENHA CRÍTICA SOBRE “A TEORIA CRÍTICA: ONTEM E HOJE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!