Um olhar psicologico sobre meninos e meninas de rua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

3 CONCLUSÃO

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Introdução

Este trabalho tem como objetivo analisar, expor e explicar determinadas situações quelevam crianças a serem excluídas socialmente, pois de acordo com as condições de vida vividas na rua percebe-se total vulnerabilidade social.
Tentar compreender tal situação é o que visamos buscar,observando como as crianças encontradas em determinadas localidades do nosso município, muitas vezes exercendo atividades de trabalho (engraxando sapatos, tomando conta de carros, etc...), eprincipalmente “pedindo” representam a expressão “meninos em situação de rua”, que foi marcado e excluído pela sociedade, que não tem conhecimento da realidade em que estas crianças vivem.
Portanto, este é umproblema que requer a conscientização da sociedade, pois de certa maneira, uma vez conscientes dessa questão social contribuirá para orientar as crianças sobre seu devido caminho, não permitindo que asmesmas sejam influenciadas pelo meio em que vivem, pois, devido a isto muitas vezes caem no mundo das drogas, da prostituição e da criminalidade.

Um olhar psicológico sobre os “Meninos e meninas quemoram nas ruas”.

Sabemos que a família é a primeira etapa de socialização da criança, é o contexto educativo onde a criança aprende e sente os mesmos valores sociais e emocionais. A família produzna criança um desenvolvimento cognitivo; quando isto não é adquirido, ou é perdido, as crianças perdem o estimulo de viver dentro dos seus lares, passando a considerar a rua, como um espaço desocialização.
No município onde moro, existem crianças que vivem em “situação de rua”, perambulando diariamente pelos cantos da cidade, se tornam pedintes à mando de seus pais, as vezes roubam ou fazempequenos trabalhos esporádicos, (engraxates, olham carros, lavam pára-brisas, etc), em busca de sobrevivência; mas, apesar de passarem o dia inteiro pelas ruas, ou ficarem por lá, um ou dois dias, elas...
tracking img